terça-feira , 5 novembro 2024
Goiás

Exclusivo: de olho nas eleições futuras, Wilder quer suceder Joaquim Roriz e ser o vice-rei do Entorno do DF

O senador Wilder Morais (DEM) não logrou sucesso no projeto de reeleição ao Senado, mas é inegável que conseguiu aumentar o poder de influência junto ao governador eleito Ronaldo Caiado (DEM), que ficou devendo a ele o suporte financeiro decisivo na campanha eleitoral.

Caiado até agora está retribuindo à altura, tanto que nomeou Wilder para coordenar a equipe de transição de governo. Em outras palavras, prestigiou o senador e deu sinais de que vai valorizá-lo no governo ao empurrar para escanteio gente do calibre político do prefeito de Catalão, Adib Elias (MDB), que coordenou a campanha do democrata.

Wilder não tem nada de bobo e com certeza a fatura que ele agora vai apresentar a Caiado não será de pouca monta. O senador quer emplacar o amigo Malkon Merzian no comando da poderosa Agetop – porém, não quer ficar só com esse quinhão na divisão do butim do governo estadual.

Wilder reivindica também ser o vice-rei do Entorno de Brasília, que soma junto com o Distrito Federal mais de 4,5 milhões de habitantes, constituindo-se a terceira região mais populosa e também terceiro eixo de consumo no país. A região tem baixa representatividade política e não tem atualmente uma liderança do porte de Joaquim Roriz, falecido recentemente, que é fonte de inspiração do senador. Roriz tinha o apelido de Joaquim Pagador e alçou voos políticos altos – foi ministro da Agricultura e governador do DF por quatro vezes.

Com colégios eleitorais expressivos como Luziânia e generosas oportunidades notadamente na área da construção, o controle político e administrativo de Wilder sobre a região renderia não só bons negócios, mas também uma montanha de votos para eleições futuras para o Senado – e até mesmo, se vingar, para o governo de Goiás e ou mesmo para o governo do Distrito Federal.

O senador goiano em fim de mandato é pragmático: colocou tudo na ponta do lápis e concluiu que só há vantagens na empreitada. Resta agora convencer o governador eleito a conceder-lhe o vice-reino e transformá-lo no condestável do caiadismo no Entorno de Brasília.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...