sexta-feira , 19 abril 2024
Imprensa

Na onda de denúncias contra João de Deus, fica a pergunta: por que a imprensa de Goiás nunca chegou perto dos casos de abusos?

O Brasil e o mundo estão estarrecidos com a onda de denúncias de mulheres sobre as práticas de abusos sexuais – muitas poderão vir a ser enquadradas como crimes de estupro – contra o médium João de Deus. Os 10 depoimentos publicados pelo jornal O Globo e pelo programa Conversa com Bial, da TV Globo, se multiplicaram em questão de horas e número de denúncias chega perto dos 300 casos.

Os depoimentos revelam que a prática seria recorrente e antiga, e a pergunta que fica é: Por que a imprensa de Goiás jamais farejou os casos de abuso que estavam debaixo do nariz de seus “repórteres” e sequer pesquisou a folha policial e judicial de João de Deus, onde encontrariam alguns casos já registrados?

O jornal O Popular, para citar apenas um exemplo, demorou a entrar no caso, diminuindo e desmerecendo as denúncias, todas gravíssimas e assustadoras, como se não “acreditasse” nos momentos de puro desespero e violência vivido pelas mulheres que se apresentaram espontaneamente como vítimas de João de Deus.

Como jornalismo não se pauta por crença, mas pela dúvida permanente, a imprensa nacional cumpre o papel do bom e necessário jornalismo investigativo, em toda parte.

O bom jornalismo é resultado da tenacidade do jornalistas em duvidarem do discurso formal, da aparência e do visível. Mergulha em águas profundas e turvas, buscando a verdade e levando a luz para a escuridão. O jornalismo do Globo e da TV Globo mostra que há muito a ser revelado para além da política, que virou uma espécie de obsessão nas redações.

Em Goiás, e mesmo no Brasil, pelo menos até agora, os “milagres” de João de Deus nunca foram submetidos às perguntas básicas da mais simples investigação jornalística. A ciência é a régua do jornalismo, que tem método e se sustenta em informação factível, aferível. Confirmados os casos de abuso, eles comprovarão que enquanto a plateia é distraída pelo espetáculo da judicialização da política – necessária, mas quem vem pecando muitas vezes para se manter viva no noticiário à custa de factoides – atrocidades inomináveis estão acontecendo atrás de portas que o jornalismo deveria abrir, mas não quer.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...