sábado , 27 abril 2024
Goiânia

Entidades e cidadãos lançam nesta quarta projeto “Salve Goiânia” para tentar derrubar Plano Diretor

Vai ser lançado nesta quarta-feira, às 10h30, no Campus Samambaia da UFG, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, com o tema: “Salve Goiânia!”, com o objetivo de coletar cerca de 50 mil assinaturas dos cidadãos goianienses para anular a lei de revisão do Plano Diretor de Goiânia, aprovada por 24 vereadores e sancionada pelo prefeito Paulo Garcia (PT).

As entidades e cidadãos argumentam que a tramitação do projeto não levou em conta a opinião popular, ferindo o Estatuto das Cidades e o próprio programa de governo apresentado nas eleições de 2012: “Goiânia, Cidade Sustentável!”

A partir do lançamento, a campanha chegará a todos os bairros da cidade com a mesa de coleta de assinaturas. O cronograma ainda está sendo definido pela Comissão Organizadora, formada por representes da sociedade civil e organizada.

INICIATIVA POPULAR

O projeto é de iniciativa popular e conta com a participação de moradores de toda Goiânia: estudantes, associações ambientais, sindicatos, igrejas das mais diversas denominações. E está alicerçado na Lei Orgânica do Município, Constituição Federal e Regimento Interno da Câmara Municipal, que para ser apresentado deve ser coletadas pelo menos 5% de assinaturas do eleitorado da cidade.

Entende-se que a aprovação da revisão do Plano Diretor não respeitou o Estatuto das Cidades, quanto à participação popular nas discussões e decisões referentes ao município de Goiânia. Plano Diretor é e deve ser participativo.

A campanha “Salve Goiânia!” tem como finalidade mostrar que ainda é tempo oportuno para Salvar Goiânia do trânsito caótico e da poluição total das nascentes. É tempo de salvar a Região Norte, a mais preservada da Capital, que garante o controle ambiental na cidade. Faça parte desta campanha!

Entidades apoiadoras: Associação Ecológica Verdivale, DCE da UFG, Associação dos Moradores do Conjunto Caiçara, Sindicato dos Biólogos, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Goiás e outras instituições.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...