domingo , 19 janeiro 2025
Goiás

Número de homicídios cai pelo segundo mês consecutivo em Goiânia e em todo o Estado

Informação que acaba de ser divulgada pela Assessoria de Comunicação Setorial da Secretaria de Segurança Pública:

O número de homicídios registrou queda pelo segundo mês consecutivo em Goiás. De acordo com dados da Gerência de Análise de Informações da Secretaria da Segurança Pública e Justiça de Goiás, foram registrados 190 crimes de morte no Estado em maio. Em abril, haviam sido registrados 197 – em março, foram 257. Em termos absolutos, maio foi o segundo mês com menos casos, acima apenas de fevereiro (188).

A mesma tendência foi registrada em Goiânia. Na capital do Estado, ocorreram 44 homicídios em maio. Em abril, foram 50 e, em março, 55. O total de ocorrências em maio só foi superior, no ano, a fevereiro. Em Aparecida de Goiânia, o comportamento das estatísticas da SSPJ-GO seguiu o mesmo caminho: 27 homicídios em maio, 29 em abril e 32 em março.

Os dados contabilizados pela Gerência de Análise de Informações registram queda, ainda, em outras ocorrências de poder ofensivo. É o caso, por exemplo, dos registros de roubo a residência, que somaram 105 em todo o Estado durante maio. Em abril, foram 121. Em Goiânia, onde ocorre a maioria dos registros de roubo a residência, foram registrados 47 casos em maio, contra 54 em abril.

Maio também teve um número menor de ocorrências de roubo a estabelecimentos comerciais em todo o Estado. O recuo ante a abril foi de 7% (542 em maio; 580, em abril). Entre as ocorrências consideradas prioritárias pela SSPJ-GO, houve queda nas de latrocínio: 5 em maio, quando haviam sido 7 em abril. Neste caso, maio foi o mês com menor número de casos em 2013.

Os dados coincidem, ainda, com o período pós-mudança no comando-geral da Polícia Militar e a implantação do Sistema de Controle Operacional (Siscope), uma ferramenta tecnológica que permite o acompanhamento das ocorrências e ações da PM em tempo real.

Outra medida que está sendo colocada em prática nesta segunda-feira (3/6) é a implantação das Áreas Integradas de Segurança, em evento na Fundação Tiradentes. Trata-se da divisão geográfica das ações policiais, com foco no combate de crimes nas chamadas manchas criminais e pagamento de bônus para os agentes da Segurança Pública que cumprirem metas de redução de índices.

 

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...