quinta-feira , 28 novembro 2024
Goiás

Essa Cidinho vai aplaudir? Marconi cria programa de incentivo à produção de cachaça em Goiás

Para atender reivindicação dos produtores goianos, o governador Marconi Perillo enviou projeto de lei para a Assembleia Legislativa propondo a criação do Programa Goiano de Incentivo à Produção de Aguardentes.  Essa seria iniciativa deve receber o apoio do ex-governador Alcides Rodrigues, notório apreciador da bebiida.

Apesar da vocação para a produção de aguardentes, Goiás ainda encontra barreiras para regulamentar o setor. Atualmente, existem cerca de dois mil alambiques no Estado e a maioria deles está localizado na zona rural. Apenas 15 propriedades possuem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pré-requisito essencial para a garantia da qualidade do produto. Sem o registro, os alambiques não recebem, por exemplo, a fiscalização sanitária promovida pelas autoridades da saúde.

A ideia de criar o programa surgiu quando membros da Associação dos Produtores de Cachaça fizeram uma visita de cortesia ao governador Marconi Perillo, em maio, durante a realização da 67ª Exposição Agropecuária de Goiás. Na ocasião, os produtores relataram ao governador as grandes dificuldades que os fabricantes goianos tinham para enfrentar a concorrência de mercado. Foi o próprio Marconi que sugeriu para que eles, em conjunto com técnicos da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio – que já estavam desenvolvendo trabalhos com o segmento – buscassem formas para tornar o Estado mais competitivo nesta área.

Os produtores querem aproveitar o apoio do Governo de Goiás para formalizar as empresas que ainda não têm registro, melhorar a qualidade do produto goiano e obter a certificação de originalidade e tradição, possibilitando o ingresso da cachaça goiana no exigente mercado mundial de bebidas de excelência. A criação do programa abre perspectiva também para o setor de turismo, uma vez que o processo de fabricação de bebidas nobres é, em todo o mundo, alvo da atenção dos apreciadores do produto e das empresas especializadas.

Vale lembrar que a criação do Pró-cachaça acontece no momento em que a cachaça do Brasil acaba de obter o reconhecimento dos Estados Unidos como um produto genuinamente nacional, o que vai abrir as portas do mercado internacional para as melhores marcas.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....