O Jornal Opção, edição online, acaba de noticiar que o blog Goiás 24 Horas foi censurado pelo juiz Airton Fernandes de Campos, do Tribunal Regional Eleitoral, a pedido do PMDB e do PT.
A nota do Jornal Opção, contudo, comete um erro: diz que o blog está “proibido de publicar material ofensivo sobre PT e PMDB”.
Ofensivo? Como assim?
O blog 24 Horas tem como norma editorial rígida não publicar “material ofensivo” sobre ninguém. Não damos espaços para calúnia, injúria ou difamação. Nem para “material ofensivo”. O que fazemos é interpretar os fatos, analisar, questionar e quase sempre usar uma boa dose de humor – o que pode até aborrecer as personalidades citadas, mas não configura nenhum tipo de crime ou comportamento antiético.
Na verdade, a decisão do juiz Airton Fernandes de Campos também não proíbe o blog de fazer novas publicações sobre qualquer assunto. Na verdade, o magistrado, em decisão liminar, censura quase 100 posts já publicados, entre eles alguns que sequer fazem referência a qualquer partido ou a quaisquer políticos, e deixa no ar uma ameaça: ele pode reavaliar o comportamento editorial do blog e determinar novas sanções (o juiz não diz, mas parece que fica claro que pode tirar o blog do ar, medida que agravaria ainda mais o desafio à liberdade de expressão que a decisão liminar já significa).