Fórum – O programa Fantástico, da TV Globo, exibiu na noite deste domingo (15) imagens inéditas das depredações nas sedes dos Três Poderes, em Brasília, gravadas por câmeras de segurança durante os ataques bolsonaristas de 8 de janeiro.
A primeira cena, em que um dos bolsonaristas atira um extintor de incêndio em uma vidraça foi gravada às 15h26. Apenas seis minutos depois é possível ver o momento exato em que o Relógio de Baltazar Martinot é destruído. O relógio de pêndulo é datado do século XVII e foi presenteado a Dom João 6º em 1808. O autor da obra era o relojeiro oficial do então Rei da França, Luís XIV. Só existiam, no mundo, dois relógios feitos por Martinot: um está no Palácio de Versalhes, na França, e o outro acabou sendo completamente destruído por radicais.
Pelo Twitter o ministro da Justiça, Flávio Dino, comentou:
“As imagens exibidas pelo Fantástico mostram a imprescindibilidade das medidas adotadas desde a tarde do domingo: intervenção federal no DF; cerca de 1.500 pessoas presas; buscas e apreensões; ações de indenização. E as investigações estão apenas começando e não vão parar”, escreveu Dino ao final da noite de domingo.
As imagens exibidas pelo Fantástico mostram a imprescindibilidade das medidas adotadas desde a tarde do domingo: intervenção federal no DF; cerca de 1.500 pessoas presas; buscas e apreensões; ações de indenização. E as investigações estão apenas começando e não vão parar
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 16, 2023