Veja texto publicado no jornal Tribuna do Planalto:
Aproximação com Marconi causa estranheza e incômodo
Não é segredo de ninguém que o prefeito de Anápolis Antônio Gomide é pré-candidato ao governo de Goiás, apesar de ele ainda negar. O que ainda causa estranheza e dúvidas entre os petistas, e aversão entre aliados, é a proximidade cada vez maior de Gomide com o governador Marconi Perillo (PSDB).
Na semana passada, durante evento em Anápolis, Antônio Gomide, afirmou que Marconi é um “governador parceiro da cidade”. Entre os petistas, ninguém espera ver Gomide fazendo oposição ao governo, mas ao elogiar o adversário tucano a avaliação é de que o prefeito nada tem a ganhar. Ao contrário.
Antônio Gomide goza hoje de grande popularidade em Anápolis. O governador Marconi Perillo também já teve grande aprovação na cidade, mas perdeu parte dessa força na atual administração. A última pesquisa Serpes realizada na cidade nos primeiros meses do ano mostrava o tucano com uma aprovação muito inferior à do petista.
Dessa forma, os próprios petistas avaliam que ao dar palanque e fazer elogios ao governador, Antônio Gomide está ajudando a fortalecer Marconi em Anápolis. Em outras palavras, o tucano estaria usando Gomide de trampolim para reconstruir sua popularidade na cidade.
Assim, além das obras e serviços, Marconi mantém sempre uma agenda conjunta com a do prefeito petista. Uma liderança do PT ouvida pela Tribuna sobre a situação lança o seguinte questionamento: “Por que será que o governador não aparece ao lado de prefeitos da sua base que não gozam do mesmo prestígio de Gomide?”
Fato é que Antônio Gomide parece ser um político pragmático. Mistura-se com adversários com a mesma desenvoltura com que senta ao lado de seus companheiros. Parece saber com clareza onde quer chegar.
No entanto, lideranças do PT não conseguem avaliar o que Gomide tem a ganhar ao dividir palanque com o principal adversário no Estado. Nenhum petista também arrisca a dizer que alguém que almeja ser candidato ao governo possa ser inocente a ponto de servir de trampolim para o governador Marconi Perillo.
Pessoas próximas a Gomide minimizam o fato. Afirmam que ele faz críticas contundentes ao governador nas reuniões do PT. Porém, a agenda institucional do prefeito com o governador faz com que aliados de Marconi usem da estratégia de fomentar uma proximidade entre eles para tentar dividir a oposição. (F.P.)