O primeiro caderno – o principal – da edição de O Popular deste sábado traz 7 anúncios do próprio Grupo Jaime Câmara, um deles, inclusive de página inteira.
Na foto, o leitor pode observar um desses anúncios, que vende assinaturas de O Popular, onde se informa, inclusive, que ingressos de cinema serão distribuídos gratuitamente para quem assinar o jornal.
O fato é incomum e revela que os espaços destinados ao faturamento comercial não estão sendo vendidos na íntegra.
Em crise em todo o mundo, com o avanço acelerado da comunicação via internet e redes sociais, o jornal impresso enfrenta uma onda de evasão de receitas com propaganda – fenômeno que ocorre também nas televisões, área em que a Rede Globo perdeu, no Brasil, a condição de veículo detentor das maiores verbas publicitárias para o Google.
Repleto de anúncios dos próprios produtos do Grupo Jaime Câmara, o primeiro caderno de O Popular, neste sábado, reflete a crise mundial do jornalismo impresso e evidencia o monstruoso desafio que se coloca para a sobrevivência dos veículos em papel, que já são chamados pejorativamente de “mídia tradicional”.