É isso mesmo: o milionário Vanderlan Cardoso, que meteu na cabeça a ideia de ser governador de Goiás, garante que os avanços espetaculares no IDEB da educação estadual, em Goiás, foram produzidos pelo Governo Alcides Rodrigues.
A afirmação de Vanderlan, na maior cara de pau, está na sua entrevista ao semanário A Rede, do grupo da rádio 730.
Ele diz: “Quem fez o trabalho em relação ao aumento do IDEB foi Alcides”. E só. Não dá detalhes, não diz que “trabalho” foi esse que Alcides fez, não explica nada – e nem poderia, porque o ex-governador Alcides Rodrigues nunca fez nada para melhorar a Educação em Goiás, não cumpriu os seus compromissos de campanha, traiu o seu grupo político e passou à história como o pior governador da história de Goiás.
Alguém duvida?
Ninguém, claro. O aumento da posição de Goiás no IDEB, realmente espetacular, foi resultado do trabalho do secretário da Educação, Thiago Peixoto, que recebeu do governador Marconi Perillo todas as condições para implantar uma reforma profunda nas práticas educacionais do Estado e, logo na primeira avaliação do Ministério da Educação, obteve resultados expressivos, com Goiás passando a figurar entre os cinco Estados brasileiros como melhores índices de aproveitamento na Educação.
Atribuir isso a Alcides, além de idiotice, é má fé e desonestidade de quem o faz, no caso, Vanderlan.
Como dissemos no início desta nota: nem o próprio Alcides ousaria ir tão longe.