segunda-feira , 22 junho 2026
Notícias

Presente de Natal do governo Caiado: dependentes do Ipasgo vão passar a pagar mensalidade

• Prepare o seu bolso

O governo de Goiás enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que muda uma regra histórica do Ipasgo Saúde: os dependentes que hoje são isentos passarão a pagar mensalidade.

A proposta foi encaminhada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) e já provoca forte reação entre servidores e usuários do plano.

A principal dúvida levantada é direta: se o Ipasgo deixou de ser autarquia e virou uma entidade privada (Serviço Social Autônomo), por que essa cobrança precisa passar pela Assembleia Legislativa?

• Como vai funcionar a nova cobrança?

Pelo projeto, os dependentes pagarão 30% do valor da tabela atuarial, conforme a faixa etária. Pelos valores atuais:

0 a 18 anos: Plano básico: R$ 47,45 – Plano especial: R$ 54,31

59 anos ou mais: Plano básico: R$ 207,33 – Plano especial: R$ 311,55

• Caiado quebrou o Ipasgo

Na justificativa enviada à Assembleia, a Secretaria da Economia afirma que o modelo de cobrança única foi mantido quando o Ipasgo deixou de ser autarquia, mas que ele se tornou “incompatível com a estrutura de utilização e com a necessidade de equilíbrio econômico-financeiro”.

Na prática, o governo admite que as contas não fecham e transfere parte do custo para as famílias.

Destaques

Artigos relacionados

Notícias

Supermercados vencem nova etapa na Justiça e seguem autorizados a funcionar o dia todo aos domingos e feriados em Goiás

• Supermercados seguem liberados O Tribunal Regional do Trabalho manteve a liminar...

Notícias

Joviânia elege novo prefeito depois de cassação por compra de votos

• Joviânia escolhe novo prefeito Os eleitores de Joviânia, na região sul...

Notícias

Morre aos 86 anos em Goiânia o jornalista Fernando Campos, referência do automobilismo em Goiás

• Jornalismo goiano perde Fernando Campos Morreu nesta segunda-feira (22), em Goiânia,...