sábado , 17 agosto 2024
GoiásImprensa

Dívida do Estado: Hélverton Baiano corrige post de F. Pulcineli em rede social

A jornalista Fabiana Pulcineli postou nas redes sociais, em tom de denúncia e espanto:

Seis Estados comprometerão mais de 11,5% da receita com pagamento de serviço da dívida nos próximos 10 anos. Goiás é um deles, segundo matéria do Valor Econômico.

Goiás terá pico de 16,33% da receita em gastos com serviço da dívida. Vocês têm noção?

O jornalista Hélverton Baiano, que trabalha na assessoria de Imprensa do governo do Estado, é também é muito bem informado, corrigiu e deu uma aula sobre o assunto para Fabiana.

Veja:

Hélverton Baiano

Antes de qualquer crítica, é preciso verificar, tecnicamente, como foram realizadas essas dívidas e desde quando elas vêm sendo feitas. Acho que não há culpados nisso aí, porque todo Governo quer dinheiro novo (empréstimo) para fazer obra. No governo FHC houve uma renegociação e amenizou um pouco o porcentual pago pelos Estados. Os governadores agradeceram. O grande problema disso aí é que os índices nos quais são indexadas as dívidas mudam muito. O que é bom hoje pode não ser amanhã. Hoje, já há uma grita aí pedindo a troca de índice. O atual Governo de Goiás adquiriu uma capacidade de endividamento (diminuindo o porcentual dívida/receita. Em 1997 era de 3,52. Em 2010 foi de 1,137; em 2011, de 1,08, em 2012, de 1,02 e até maio deste ano estava em 0,94). O Governo conseguiu atualmente um lastro para R$ 7,7 bilhões em empréstimo. Segundo o ex-secretário da Fazenda, Simão Cirineu, de quem ouvi por último uma explicação sobre o caso, o Governo goiano conseguiu R$ 7,1 bilhões em empréstimos. (Ele escreveu um artigo no jornal O Popular sobre isso há uns dois meses). Grande parte desse recurso foi destinado à troca de dívida antiga e com juros maiores (dívida mais cara) por uma dívida nova, com juros menores e de 5 a 7 anos de carência. Essa é uma operação inteligente e menos dispendiosa para o Governo do Estado. A tendência é esse comprometimento com pagamento da dívida ir diminuindo. A previsão que tenho ouvido é a de que chegue em 2020/21 com um comprometimento de aproximadamente 5% da receita com o pagamento da dívida, o que vai coincidir com o término das carências dos atuais empréstimos.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...