sexta-feira , 10 janeiro 2025
EleiçõesGoiás

Jornal Opção: “Publicitário que faz sucesso na Colômbia aposta que Marconi deve ser reeleito”

Veja texto publicado na página da internet do Jornal Opção:

Publicitário que faz sucesso na Colômbia aposta que o governador Marconi Perillo deve ser reeleito

Publicitário e marqueteiro bem-sucedido no Brasil e na Colômbia — onde, em março, cuida da campanha de um candidato a senador e de um candidato a deputado —, Marcus Vinicius Queiroz diz que examina pesquisas de intenção de voto com o máximo de cuidado. Primeiro, porque representam um momento ou uma tendência. Segundo, porque uma campanha bem feita, que fale ao cérebro e ao coração de homens e mulheres, pode mudar aquele quadro que parece fixo mas às vezes é volátil. Porém, estritamente a respeito do quadro político goiano, Marcus Vinicius diz que as principais tendências são o crescimento e, consequentemente, a afirmação do governador Marconi Perillo, do PSDB.
“Há um ano, a candidatura de Marconi a governador era apontada por muitos, talvez até por ele, como inviável. Como é um político que acredita em ciência [pesquisas quantitativas e qualitativas] e gestão planejada, pôs-se a verificar se era possível modificar o quadro e, paralelamente, seguiu à risca o que deveria fazer. Noutras palavras, optou por fazer política por intermédio da gestão. Descobriu aquilo que, na falta de melhores palavras, podemos chamar de ‘ovo de Colombo’”, anota o marqueteiro.
“Há seis meses, Marconi começou a se tornar viável. Agora, como mostra a nova pesquisa Serpes, fica evidente que o governador é perfeitamente viável e que, ao mesmo tempo, a oposição vai mal, muito mal. Porque perdeu terreno para um candidato que, inicialmente, não estava bem. Pode-se dizer que Marconi cresceu pelos próprios méritos, porque é mais atento e, não raro, dinâmico. Mas é preciso dizer também que as oposições, pouco criativas, contribuíram para seu crescimento nas pesquisas”, afirma Marcus Vinicius. “Elas parecem formiguinhas ‘picando’ um elefante.”
“Daqui a seis meses, se o quadro não sofrer uma intervenção consistente e planejada, Marconi se tornará um candidato imbatível, com a possibilidade, inclusive, de ser eleito no primeiro turno. Ressalto, porém, que estou examinando um quadro ascendente de Marconi. Pode ser que a ascensão não continue? Pode. Acrescento, porém, que as oposições não estão fazendo a lição de casa. Elas estão deixando o barco correr, ao sabor do acaso, da correnteza. Fazem críticas pontuais, como as que faziam aos buracos nas rodovias, e foram contribuindo para Marconi se firmar. As pautas das oposições foram assumidas ou tomadas pelo governador tucano.”
Para Marcus Vinicius, a disputa de 2014, se as pesquisas não apresentaram mudanças significativas, “vai ser entre o PSDB de Marconi Perillo e o PMDB de Iris Rezende. O Fla x Flu tende a se repetir. Veja-se o caso do empresário Júnior do Friboi. Mesmo antes da campanha, ele está diminuindo. O motivo? Não entende nada da política do Estado, de suas especificidades”.
O leitor parece entender que o novo tem mais a ver com idade e menos do que com ideias. “No momento, o eleitor não consegue identificar o novo. Por isso, está ficando com os dois políticos mais experimentados — Iris Rezende e Marconi Perillo”, diz Marcus Vinicius. “Pode mudar? Pode. Mas, por enquanto, não sinais desta possível mudança.”

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Eleições

Tião Peixoto é eleito vereador de Goiânia com 5.724 votos. Veja a lista com os eleitos

FATO Sebastião Peixoto (PSDB), volta à Câmara Municipal de Goiânia, após vencer...