terça-feira , 7 janeiro 2025
EleiçõesGoiás

O que têm em comum Iris, Vanderlan e Friboi? Eles querem governar Goiás, mas não aplicam suas fortunas aqui

Iris Rezende, Vanderlan Cardoso e Júnior Friboi têm, os três, duas coisas em comum: 1) são milionários e 2) querem governar Goiás.

Iris Rezende tem um patrimônio de no mínimo R$ 500 milhões (o valor exato é um segredo que ninguém conhece). Mas ele, quando foi senador, era o quinto mais rico da Câmara Alta. O patrimônio de Iris está concentrado em terras – e a maior parte no Mato Grosso, onde ele e seus irmãos são donos de vastas extensões, onde criam gado e plantam lavouras imensas.

Vanderlan Cardoso também tem o valor exato do seu patrimônio ocultado. Ele é dono da fábrica de salgadinhos Mycos, em Senador Canedo, hoje a menor do seu conglomerado industrial. Tem outras duas fábricas na Bahia e no Pará e está construindo mais uma, em Pernambuco, onde também levanta em parceria com empresários chineses um montadora de motos e triciclos (investimento de R$ 115 milhões).

Júnior Friboi, esse compra os dois – Iris e Vanderlan – e ainda sobra muito de troco. Júnior é biliardário, membro da família que controla a JBS-Friboi, o maior conglomerado de carnes do planeta. Consta que Júnior vendeu a sua participação na empresa, tendo recebido, em troca, uma fortuna em dinheiro também não revelada e menos ainda o que ele fez ou faz com ela. Ou seja: assim como Iris e Vanderlan, o dinheiro e o patrimônio de Júnior Friboi não está aplicado em Goiás.

Pois é: todos os três querem governar Goiás. Como se sabe, cabe ao governador defender os interesses do Estado e, nesse particular, nada é tão importante quanto a busca de novos investimentos empresariais, para gerar empresas e riquezas para os goianos – coisa que os três, nas suas atividades privadas, não fazem, já que levam o seu patrimônio para outros Estados.

Querem governar Goiás, sim, mas investir aqui, não.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Eleições

Tião Peixoto é eleito vereador de Goiânia com 5.724 votos. Veja a lista com os eleitos

FATO Sebastião Peixoto (PSDB), volta à Câmara Municipal de Goiânia, após vencer...