Um novo livro do historiador e sociólogo Marco Antonio Villa, um dos mais respeitados do país, está dando o que falar. Olha só o título: Década Perdida – 10 Anos de PT no Poder.
A obra faz um retrospecto das fantasias anunciadas pelos Governos Lula e Dilma Rousseff, tipo a autossuficiência anunciada por Lula na produção de petróleo, que não passou de uma grande mentira, ou o pronunciamento de Dilma Rousseff na televisão propagandeando o fim da miséria no Brasil, outra mentira cabeluda.
Marco Antonio Villa desmonta, uma a uma, as falsas conquistas dos dois Governos petistas. Mostra que o programa Fome Zero foi um fracasso, assim como fracasso tem sido a questão da exploração do pré-sal. Explica que os dois mandatos de Lula só não foram um desastre porque ele manteve os fundamentos econômicos herdados de Fernando Henrique Cardoso.
“O partido aparelhou o Estado”, adverte Villa. “Não só pelos seus 23 mil cargos de nomeação direta. Transformou as empresas e bancos estatais, e seus poderosos fundos de pensão, em instrumentos para o PT e sua ampla clientela. Estabeleceu uma rede de controle e privilégios nunca vista na nossa história. Em um país invertebrado, o partido desmantelou o que havia de organizado através de cooptação estatal. Foram distribuídos milhões de reais a sindicatos, associações, ONGs, intelectuais, jornalistas chapa-branca, criando assim uma rede de proteção aos desmandos do governo: são os tontons macoutes do lulopetismo, os que estão sempre prontos para a ação.”
Década Perdida ─ Dez Anos de PT no Poder foi editado pela Record, tem 280 páginas e custa R$ 45.