Veja artigo de Lênia Soares:
Candidatura Friboi é mídia nova para velha embalagem; nome de confiança no PMDB é outro
Escrito por Lenia Soares – Publicado em 02 Dezembro 2013.
O lançamento oficial da pré-candidatura do empresário José Batista Júnior, o Júnior do Friboi (PMDB), ao governo do Estado, interrompeu o acordo pré-nupcial do partido, que visava a garantia externa de coesão, e expos a mácula consolidada da divisão.
Está mais para lançamento de campanha de produto da JBS: para firmar conceito. Ver se cola uma “marca eleitoral” de confiança na cabeça do goiano. Assim: ‘É Friboi? Então vote!’
Mas isso, sem Tony Ramos…
Hoje, boa parte da agenda política do PMDB e partidos aliados é dedicada a compor consensos e unificar interesses.
O lançamento do já lançado e relançado Friboi ao governo, mexe na estratégia. Uma fagulha na batalha interna que altera o cálculo do rumo da batalha central: a eleição.
Deixar Friboi cair na estrada como pré-candidato oficial do partido é como o slogan do Banco do Brasil: bom para todos. Sossego durante sua peregrinação pelo interior de Goiás e oportunidade para que ele se consolide, ou frite de vez sua postulação.
É uma visão. Os dois lados teriam o que ganhar e perder com a jogada, independente de quem acendeu o pavio.
Seria como uma estratégia ainda não compreendida pela maioria – e a incompreensão não faz parte do jogo?