Veja matéria do Diário da Manhã:
Cresce aprovação a Marconi
43% consideram o governo ótimo ou bom e 51% aprovam governador
Diário da Manhã
Helton Lenine
A aprovação ao governo de Marconi Perillo cresceu, seis pontos percentuais, entre agosto e dezembro, e chegou a 43%. É esse o índice dos eleitores goianos que consideram o governo do Estado como ótimo ou bom, conforme levantamento feito pelo Instituto Fortiori, a pedido do Diário da Manhã, entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro. A mesma pesquisa indica que 30% dos goianos consideram o governo do tucano regular e 26% desaprovam a gestão, indicando-o como ruim ou péssimo.
Em agosto, 37% aprovavam a atual administração em Goiás. Esse índice subiu para 40%, em outubro, e chegou agora a 43%. Nesse período, o índice de eleitores que consideram o governo regular caiu de 33% para 30% e os goianos que desaprovam o governo (somados índices de ruim e péssimo) oscilou para baixo, de 28% para 26%.
Os índices de aprovação ao governo se sobrepõe aos índices de desaprovação em todas as variáveis pesquisadas. Os melhores números estão entre os homens, os eleitores mais velhos e os com nível médio de instrução.
Entre as regiões, os melhores índices de aprovação estão localizados no Sul e Sudeste, onde chegam a 51% de ótimo e bom. Nas regiões Sudoeste, Norte e Noroeste a avaliação positiva fica acima da média do Estado. Os menores índices de aprovação ao governo ainda se concentram em Goiânia, onde foi registrado 32% de ótimo e bom. Mesmo assim, esse índice é oito pontos percentuais maior do que na pesquisa anterior, quando a aprovação ao governo em Goiânia era de 24%.
A pesquisa feita pelo Instituto Fortiori ouviu 1.200 eleitores, em 66 municípios, numa amostra representativa de todo o Estado de Goiás. As entrevistas foram feitas entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro máxima de 3%.