terça-feira , 30 abril 2024
EleiçõesGoiás

Tribuna diz que Júnior Friboi ainda tem forte resistência do grupo irista

Veja matéria do Tribuna do Planalto:

Empresário ainda tem resistência com grupo irista

Para as lideranças do PMDB ligadas a Iris Rezende, mesmo com a oficialização de Friboi nada ainda está definido para 2014. A deputada federal Iris de Araújo (PMDB), esposa de Iris Rezende, ainda considera até as pré-candidaturas de Ivan Ornelas e Wagner Guimarães. “Quem consolida candidatura não é cúpula de partido, mas sim o povo. Quem vai decidir se realmente existe consistência de alguma candidatura e vai legitimá-la será a convenção”, explica a parlamentar.

Iris de Araújo afirma que até a convenção pode surgir outro nome ou mudanças no quadro que se apresenta atualmente. “Pode surgir algum outro peemedebista que queira ou apareça. Nós precisamos estar atentos, porque política hoje é uma coisa e daqui a pouquinho muda tudo”, ressalta. A deputada, porém, não desconsidera Friboi e afirma que ele é uma boa filiação para o PMDB. Ela confessa que a sua postulação como pré-candidato é uma ousadia necessária para quem quer ser candidato. “Mas cabe a ele prosperar com as ações e propostas nesse caminho que está pretendo trilhar”, afirmou.

Ainda segundo a deputada, ela e Iris têm uma responsabilidade muito grande com o PMDB, porque ajudaram a fundar o partido. “Essa responsabilidade não obriga, mas nos deixam cientes de acompanhar toda a evolução para no momento oportuno, que a gente sinta que precisa de uma ação, não digo intervenção, mas conselho”, ressaltou a parlamentar.

Ex-membro da executiva do PMDB Kid Neto se mostra bem desacreditado com uma postulação de Friboi e afirma que é muito prematuro afirmar que ele é o candidato. “A executiva deu prazo para ele se viabilizar diante da população, dos demais partidos da aliança e até dentro do PMDB, o que ele não está conseguindo. Tem muitos membros que não o apoiam para governador. Eu apoio o Iris”, deixou claro o peemedebista.

Para Kid, mesmo como o apoio de Iris, a candidatura de Júnior Friboi não teria sucesso na eleição de 2014. “Ele não tem consistência política para enfrentar uma campanha para governador. Ele é um homem de bem, um grande empresário, não tenho nada contra sua pessoa, mas analisando o cidadão político não vejo que ele tenha condições de aglutinar. Tanto não tem que as demostrações e declarações que tem dado são as mais esdrúxulas”, declara Kid Neto.

Ainda conforme o ex-membro da Executiva Estadual, Iris Rezende não só é pré-candidato ao governo como age como um candidato, “tanto que montou em Goiânia um escritório político”. “’Sintoma’, claro, de quem pretende participar do processo em 2014”, acredita. Questionado se isso era uma forma paralela de trabalho do ex-governador, Kid Neto afirmou que Iris não trabalha com essa tática. “Ele sempre é um nome lembrado para todo embate eleitoral. É o primeiro nome que aparece. Somente se deu o direito de não se declarar como pré-candidato”, resume.

(M.T.)