quarta-feira , 17 julho 2024
EleiçõesGoiás

Governador tem de falar bem? Língua Portuguesa caminha para ser um dos grandes temas da campanha deste ano em Goiás

Os constantes atentados ao idioma pátrio praticados por pré-candidatos ao Governo do Estado chamam cada vez mais atenção e devem transformar a Língua Portuguesa – melhor: o respeito a ela – em centro do debate nas eleições deste ano em Goiás.

O tema foi “colocado” em pauta, digamos assim, pelo bilionário Júnior Friboi, que decidiu entrar de vez na política e tentar uma candidatura a governador do Estado. Sem a menor intimidade com as regras gramaticais mínimas, Júnior passou a protagonizar um festival de erros de português cada vez que abre a boca e expõe de maneira contundente o seu “despreparo” verbal.

“Não sei falar. Mas sei fazer”, foi a desculpa que o empresário inventou. Só que não colou. Na esteira de Júnior, as dificuldades para se expressar com clareza do milionário Vanderlan Cardoso passaram a ser notadas e registradas pela imprensa. Seria uma injustiça afirmar que o magnata de Senador Canedo tropeça no linguajar tanto quanto Júnior Friboi, mas o fato é que ele não consegue falar com clareza. Seu português também é precário.

Nesta semana, o assunto foi abordado pelo Jornal Opção, em matéria na qual faz um comparativo entre os pré-candidatos a governador. Segundo o semanário, o governador Marconi Perillo leva vantagem, pois “sabe se expressar bem — seu português nunca é estropiado, é coloquial e fluente, com verbos e pronomes nos lugares certos, com concordâncias verbais precisas”.

Artigos relacionados

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiás

Até onde vai o Sindipúblico para impedir a mudança que Caiado quer fazer no Ipasgo?

Antes de falar em converter o Ipasgo de autarquia para privado o...