A pretexto que sabe fazer peixe frito, como convidado “especial” no programa de receitas culinárias da sua própria mulher, Izaura Cardoso, o pré-candidato do PSB gastou o tempo que ganhou falando das suas virtudes como empresário e das obras sociais que patrocina em conjunto com a igreja evangélica a que pertence.
Segundo Vanderlan, o “trabalho social” que ele realiza chega até a África, onde famílias e comunidades são “evangelizadas” e ao mesmo tempo beneficiadas com a construção de poços artesianos e doação de alimentos.
Lembrando Iris Rezende e suas constantes referências ao fato de ter sido escolhido por Deus para fazer política, Vanderlan também puxa a sardinha divina para a sua brasa: diz que “ajudar as pessoas foi um projeto que Deus colocou em nosso coração”.
O empresário aproveita também para falar sobre… assuntos empresariais. Respondendo a “perguntas” de Izaura, ele diz que “o Brasil é um dos países que tem a maior carga tributária do mundo” e reclama que o “custo de um funcionário para a empresa, no nosso país, ultrapassa 100%, enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, fica em 14%”.
“Meus Deus”, finge-se de assustada Izaura.
No final, entre garfadas do peixe frito que Izaura vai colocando na sua boca, Vanderlan queixa-se da corrupção,”um problema que esse país precisa resolver”. Na semana passada, o empresário foi condenado por improbidade administrativa praticada na época em que foi prefeito de Senador Canedo e teve os seus direitos políticos suspensos por três anos.