Em CIDADES, O POPULAR registra, em tom crítico, que o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) tem cerca de 20 mil processos de emissão, renovação ou troca de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) represados devido a problemas na migração do conjunto sistemas de informática. “O novo software está em fase de implantação e já foram identificados 20 situações diferentes que atrasam a emissão dos documentos”, informa.
Na mesma reportagem, registro de que a falta de “batimento” das informações é o principal dos problemas encontrados, afirma o gerente de Tecnologia da Informação do Detran, Rogério Duarte. “Estamos falando de um sistema de 30 anos que não tem uma linha de documentação. Toda a informação que a gente tem está na cabeça das pessoas que trabalham. Uma migração deste tamanho, deste porte, obviamente que teríamos problema. Eles eram esperados. Estamos falando de quase 7 milhões de registros de pessoas, da vida de uma autarquia”, afirma.
Em outro trecho, conforme o diretor técnico do Detran, Horácio Melo, somente em 2014 foram entregues 35 mil CNHs. “Estamos em ritmo quase geométrico de solução. No primeiro dia emitimos uma dezena CNHs, no segundo uma centena, na sexta-feira emitimos mais de 2 mil.” O ritmo desejado para atender a demanda normal do Detran é 3 mil emissões por dia. A expectativa é que a quantidade de emissões aumente nesta e na próxima semana para alcançar o ritmo desejado.