Veja matéria do site G1:
Foto: Mantovani Fernandes
Aparecida de Goiânia
Servidores da Educação em greve saem em passeata
Gabriela Lima 01 de fevereiro de 2014 (sábado)
Servidores administrativos percorrem ruas de Aparecida
Em greve há quatro dias, servidores administrativos da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Aparecida de Goiânia fizeram um protesto na manhã de ontem. Os manifestantes se reuniram em frente à prefeitura e saíram em passeata até a Câmara Municipal. À tarde, representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Goiás (Sintego) visitaram escolas em busca de apoio ao movimento.
Enquanto a SME afirma que nenhuma escola deixou de funcionar por conta da greve, o Sintego contabiliza 16 unidades educacionais com atividades paradas. “Alguns professores estão deixando de trabalhar em apoio aos trabalhadores administrativos, outros porque não há condições de higiene nas escolas”, diz a professora Aline Barbosa, uma das diretoras do Sintego.
Os servidores pedem o reajuste do vale alimentação, que atualmente é de R$ 40, e a criação do plano de carreira. O secretário de Educação do município, Domingos Pereira, afirma que a pasta tem feito “um esforço para acelerar a conclusão do projeto de lei do plano de carreira e enviá-lo para a Câmara”. No entanto, preferiu não fixar um prazo.
Sobre o vale alimentação, Domingos diz que a prefeitura estuda um reajuste para todo o funcionalismo municipal. “Reconhecemos que R$ 40 é pouco, mas assumimos um compromisso de fazer o possível para melhorar esse valor”