O prefeito de Anápolis inventou uma teoria maluca, em entrevista ao jornal O Hoje, para justificar as filas no atendimento nos postos de saúde em Anápolis, Goiânia e Aparecida, todos de responsabilidade das prefeituras municipais.
Segundo ele, “onde tem mais resultado de saúde é onde as pessoas procuram”.
Veja a explicação dele: “As pessoas dizem: ‘ah, por que em Goiânia as filas são imensas. Em Anápolis, as filas são imensas. Em Aparecida também’. Mas por quê? Porque ali atende. Se não atendesse não haveria fila”.
Quer dizer, que para Gomide as filas são atestado de bom atendimento. Tá legal, viu?
Essa foi de amargar, né?
Veja a pergunta e resposta:
O senhor é a favor da gestão dos hospitais públicos pelas Organizações Sociais?
É preciso fortalecer o Sistema Único de Saúde. Se você quer montar OS ou outra forma de gerenciamento, precisa estar em sintonia com aquilo que determina o SUS. Onde tem mais resultado de saúde é onde as pessoas procuram. As pessoas dizem: ‘ah, por que em Goiânia as filas são imensas. Em Anápolis, as filas são imensas. Em Aparecida também’. Mas por quê? Porque ali atende. Se não atendesse não haveria fila. Ou seja, os municípios estão carentes de uma política onde os governos federal e estadual precisam dar mais atenção, conversar mais com os prefeitos e os secretários municipais de saúde. Você descentraliza as ações na saúde.