Veja notícia publicada no site do Diário da Manhã:
Consultor do Serpes diz que governador volta a ser favorito
Segundo o consultor político e técnico do Instituto Serpes Sérgio de Araújo, os resultados da pesquisa Fortiori, a primeira realizada em 2014, especialmente no que se refere ao crescimento da avaliação positiva da administração (43% consideram a gestão ótima ou boa), mostra que Marconi “é um candidato muito forte e o adversário a ser batido na eleição”. “Quando o nome de Marconi não aparece na ponta da língua do eleitor, como ocorre na pesquisa espontânea (em que o tucano aparece com 18% e Iris, com 7%), salta para 36%, 39% e 41% na pesquisa estimulada, dependendo do cenário”.
“O governador está saindo de uma imagem negativa para uma imagem positiva, como resultado das obras que tem feito no Estado nesta administração”, diz Sérgio Araújo. “Isso evidencia que, caso seja candidato, Marconi está no caminho certo. É o que mostra o crescimento da avaliação positiva dele. Sabemos que esse aumento da aprovação já era esperado pelo grupo que apoia o governador, porque da segunda metade do ano passado para este ano Marconi tem aumentado o giro pelo Estado, vem aumentado em volume as obras e isso, sem dúvida alguma, tem um efeito muito positivo na avaliação que os eleitores fazem de sua gestão”, afirma o técnico do Serpes.
Ainda segundo Sérgio de Araújo, o governador possui as condições políticas que caracterizam seu favoritismo e o fazem o candidato mais forte e sólido da disputa, segundo os eleitores. “Ele tem as três qualidades necessárias para vencer: ele suscita a confiabilidade administrativa, com base nas obras que vem realizando e no histórico administrativo das gestões anteriores; ele lidera uma estrutura partidária muito forte, porque não apenas tem o poder na mão, mas age, pode apresentar obras; e estará à frente de uma coligação que dará a ele o tempo no horário eleitoral necessário para que possa expor o que foi feito em sua gestão e o projeto futuro para o Estado”, afirma o técnico do Serpes.