As representações protocoladas no Tribunal Regional Eleitoral pedindo a censura e o fechamento do blog Goiás 24Horas foram assinadas por três presidentes de partidos ditos de oposição em Goiás: Samuel Belchior, do PMDB; Valdi Camarcio, então comandante do PT; e Vanderlan Cardoso, do PSB.
O PMDB, o PT e o PSB são partidos originados na luta contra a ditadura militar, que teve na censura e na perseguição à imprensa uma das suas grandes características. São três agremiações cujos estatutos consagram a defesa das grandes liberdades públicas, entre elas, claro, uma das principais é a liberdade de expressão.
Samuel Belchior, Valdi Camarcio e Vanderlan Cardoso, em Goiás, pisoteiam a história e o passado dos partidos que dirigem (Valdi Camarcio foi substituído por Ceser Donisete no comando estadual do PT, mas foi ele, Valdi, quem assinou as procurações para pedem a censura e o fechamento do Goiás 24 Horas).
Depois de uma primeira decisão – do juiz Ayrton Fernandes dos Santos, que decretou a censura ao blog – quatro juízes do TRE emitiram sucessivos despachos negando liminares e já arquivando dois dos vários processados intentados contra o Goiás 24 Horas. São eles: Marcelo Arantes de Melo Borges, Walter Carlos Lemes, Wilson Safatle Neto e Fábio Cristovão de Campos Faria.
As decisões desses quatro juízes do TRE sinalizam um forte compromisso com a liberdade de expressão e adiantam argumentos que podem conduzir à recusa final em aceitar os pedidos de censura e fechamento do Goiás 24 Horas.
Um recado do blog a Samuel Belchior, Valdi Camarcio e Vanderlan Cardoso: vocês nunca vencerão. Por um motivo muito simples: pode até haver tropeços, mas, na história da humanidade, no final de tudo a luz sempre se sobrepõe às sombras.