Dados do IBGE, divulgados nesta semana, confirmam o que todo mundo já sabia: Goiás está entre os três Estados brasileiros com maior crescimento industrial em 2013.
E é interessante uma comparação com Pernambuco, por dois motivos: primeiro, pela semelhança do seu PIB com o goiano e, segundo, porque um dos candidatos da oposição ao governador Marconi Perillo vive dizendo que vai copiar, caso venha a ser eleito, projetos do Governo pernambucano.
Esse candidato é Vanderlan Cardoso, do PSB. E a questão é muito mais séria: além de copiar projetos de Pernambuco, Vanderlan está fazendo pesados investimentos empresariais naquele Estado nordestino, sob o argumento de que as condições para negócios, lá, são muito melhores do que aqui.
Mas as estatísticas do IBGE mostram que o milionário de Senador Canedo (que está se transformando no milionário de Caruaru, a cidade pernambucana onde está erguendo duas gigantescas fábricas, uma de motos e outra de salgadinhos) está errado. Há muito mais investidores acreditando em Goiás do que em Pernambuco. Tanto que, em 2013, a produção industrial goiana cresceu 5%, enquanto a de Pernambuco só avançou meros 0,7%. A diferença é gritante.
Goiás, em matéria de expansão industrial, põe Pernambuco no bolso. E isso com Vanderlan dando declarações, diariamente, dizendo que reina a anarquia no Estado e que as empresas estão fugindo daqui. Não é verdade – e quem garante é o IBGE.