segunda-feira , 25 novembro 2024
GoiásImprensa

Vassil afirma que Marconi processa jornalistas. Falso. Marconi só processa caluniadores, para defender seu nome e sua honra

Em artigo publicado em um site pretensiosamente intitulado Massa e Poder, o “comentarista” político Vassil Oliveira afirma que o governador Marconi Perillo está processando jornalistas que o criticaram.

Falso.

Marconi, até hoje, só promoveu um procedimento judicial contra uma jornalista, no caso a repórter de O Popular, Fabiana Pulcineli. Mais ou menos um mês depois de protocolar uma interpelação judicial pedindo esclarecimentos sobre afirmações de Fabiana a seu respeito, o governador desistiu e retirou o processo.

Não há, portanto, um único jornalista objeto de qualquer ação de Marconi na Justiça – sendo acionado como jornalista ou por alguma crítica que tenha feito. Há processos, sim, mas contra militantes políticos, às vezes travestidos de jornalistas, que caluniaram o governador, atribuindo a ele a prática de crimes tipificados no Código Penal.

Para se livrar dos processos, basta apresentar provas. Se não o fizerem, correm o risco de serem apenados, principalmente com o pagamento de indenização por dano moral.

Em função de críticas, Marconi não processa nem reclama de ninguém. Críticas, em um Estado democrático, são livres. Qualquer um pode criticar à vontade. A rigor, pode até passar da crítica para a calúnia, mas, nesse caso, correndo o risco de ser acionado para provar o que disse ou pagar um preço pela ofensa.

O direito de defender o nome, a família e a honra é assegurado a todos os cidadãos brasileiros pela Constituição. Se, eventualmente, quem calunia é jornalista, isso não o exime de ser chamado à responsabilidade. Mas o processo não decorre da sua condição profissional ou não de jornalista e sim do fato de ser um caluniador.

A afirmação de Vassil Oliveira, portanto, é men-ti-ro-sa.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....