O clima entre os seguidores de Iris Rezende, Júnior Friboi, Vanderlan Cardoso e Antônio Gomide não é dos melhores no início desta semana.
O baixo-astral é consequência das pesquisas Grupom/Tribuna do Planalto e Serpes/O Popular, que trouxeram o governador Marconi Perillo como líder absoluto em todos os cenários e o recolocaram como favorito para as próximas eleições.
Até entre os jornalistas tanto da Tribuna quanto de O Popular tem sido possível notar um certo embasbacamento com o espetacular desempenho do governador.
Análises e mais análises se multiplicam, na tentativa de minimizar o desempenho de Marconi, primeiro não reconhecendo o mérito da sua reação e segundo insistindo em traçar para ele perspectivas muito mais desfavoráveis do que para os adversários – que hoje estão muito atrás deles nos índices, inclusive Iris Rezende. A vantagem de Marconi sobre o velho cacique peemedebista subiu para 7,9 pontos, depois de bater em apenas 2 pontos em outubro último.
A maior frustração causada pelas pesquisas foi na área de Júnior Friboi. Seus aliados esperavam que ele chegasse a 20%, mas ele ficou pouco acima da metade disso. Para Vanderlan Cardoso, o Grupom e a Serpes foram mortais, ao mostrar que ele continua no mesmíssimo patamar de votos onde estava em 2010, 16,6%. É, portanto, um candidato frio, que não empolga.E, em relação a Gomide, o seu fraco desempenho, sempre como o quarto ou quinto colocado, matou no berço uma candidatura que era apregoada aos quatro ventos como promissora.
Em relação a Iris, a desculpa para o seu distanciamento em relação a Marconi – assumida até por uma jornalista supostamente equilibrada, como Fabiana Pulcineli – é que ele não está em campanha. Nada mais falso. Está, sim, e intensamente. Abriu perfis nas redes sociais, passa o dia em um escritório recebendo caravanas de políticos e até comparece a eventos selecionados. Mesmo trabalhando duro, caiu.
Todos – de mamando a caducando – se agarram na taxa de rejeição de Marconi, que é a maior dentre todos os candidatos. Mas ad próprias pesquisas mostra que a rejeição pode não ser um problema, na medida em que, mesmo sendo o mais rejeitado, Marconi é também… o primeiro nas preferências do eleitorado.
Marconi voltou a ser o favorito. Para desespero de muita gente.