Em uma semana, quatro pesquisas trouxeram um cenário de nuvens carregadas para a candidatura do empresário Vanderlan Cardoso.
Depois da Grupom, Serpes e Verus, agora é o Fortiori, em levantamento divulgado neste domingo pelo Jornal Opção, quem confirma: Vanderlan continua estagnado nos mesmos 16% de votos que conquistou em 2010, quando disputou e perdeu a eleição para governador (na verdade, Vanderlan chegou a 16,6% dos votos, o que significa que, segundo o Fortiori, ele perdeu 0,6% desde aquela época).
Nenhum outro pré-candidato trabalhou mais do que Vanderlan nos últimos anos. Ele viajou sem parar, visitando municípios e tentando promover uma agenda para dar visibilidade ao seu nome.
O problema é que, sem apoiadores, as reuniões do empresário nunca atraem público. Ele gasta tempo e dinheiro percorrendo o interior, onde visita políticos de outros partidos que jamais irão apoiá-lo, vai a encontros com plateias mixurucas e dá entrevistas a veículos de comunicação sem penetração e sem audiência.
Quatro pesquisas confirmam que a estratégia de Vanderlan não funcionou. Desde a campanha de 2010, ele não conseguiu um voto a mais.