Em menos de uma semana, quatro pesquisas – Grupom, Serpes, Fortiori e Verus – desmentiram o marqueteiro Duda Mendonça, que afirmou em Goiânia, em janeiro último, que qualquer candidato venceria o governador Marconi Perillo no segundo turno.
Segundo os quatro institutos, que apresentaram números praticamente coincidentes, Duda está errado. E tão errado que Marconi sempre vence no primeiro turno, em todos os cenários em que Iris não é incluído. Com Iris Rezende, o governador tem frente ampla em três pesquisas, perdendo em apenas uma – a Verus, instituto que trabalha para o PMDB – por uma diferença de mais ou menos quatro pontos.
O cliente de Duda em Goiás, Júnior Friboi, não vence em nenhum cenário e apareceu nas quatro pesquisas com índices medíocres. Na melhor das hipóteses, em um cenário sem Iris, Friboi chega a 14% das intenções de votos – desempenho considerado fraco para o investimento financeiro que fez até agora e o volume de viagens, a bordo de helicópteros e jatinhos, que fez aos municípios.