Veja texto do Jornal Opção sobre a pesquisa Fortiori:
Cenário 2 – O segundo cenário proposto dentro da amostragem do instituto Fortiori igualmente reúne condições, até o momento, de se tornar realidade nas eleições deste ano, e conta com os três nomes do cenário 1, (Marconi, Vanderlan e Friboi) acrescida a candidatura do prefeito de Anápolis, Antônio Gomide. Neste caso, leva-se em conta que Gomide vá renunciar ao cargo de prefeito no início de abril, conforme determina a legislação eleitoral.
Também nessas condições, Marconi seria reeleito já no 1º turno, já que somaria mais votos que todos os adversários somados, 50,6% (41% do eleitorado total). Vanderlan Cardoso ficaria em segundo, com 19,7% (16% do total), Júnior Friboi teria 18,5% (15% do total) e Antônio Gomide colheria 11,1% dos votos válidos (9% do total). A margem de vitória no 1º turno é de 0,6%, contra 5,2% do cenário 1, mas a diferença do primeiro colocado para o segundo, Marconi e Vanderlan, é mantida nos mesmos patamares em ambos os cenários, 30,9% e 31,5%.
Na estratificação por região, apenas na capital se mantém o empate registrado entre Marconi e Vanderlan no cenário anterior. Em todas as demais, Marconi vence, e chega a registrar vantagem de 50% sobre o candidato do PSB na região Norte. No confronto direto apenas entre Vanderlan, Friboi e Gomide, o peemedebista fica na frente, com vitória em 3 regiões (Sul/Sudeste, Sudoeste e Noroeste) e empate com Gomide em uma (Entorno/Nordeste). Além desse empate, o prefeito anapolino vence seus mais diretos adversários em uma região ( Norte). Vanderlan também registra um empate (na capital) e uma vitória (Central).
Ficha Técnica:
PESQUISA DE OPINIÃO
DIAGNÓSTICO POLÍTICO – ESTADO DE GOIÁS
OBJETIVO
Fazer um diagnóstico político no Estado de Goiás.
METODOLOGIA
Pesquisa quantitativa, por abordagem randômica, por meio de realização de entrevistas pessoais com aplicação de questionários estruturados junto à amostra definida da população.
PLANO AMOSTRAL
Universo: eleitores residentes e domiciliados no Estado de Goiás.
Tipo de amostra – amostra não probabilística, por cotas proporcionais às variáveis de sexo, idade, grau de instrução e local de moradia.
Tamanho da Amostra –1.000 entrevistas.
Intervalo de confiança e margem de erro – Para um intervalo de confiança de 95%, a margem de erro máxima é de 3,1%.
Data da coleta de dados – 17 a 22 de março de 2014.
Sistema interno de ontrole e fiscalização – O trabalho de coleta de dados foi feito por entrevistadores treinados, acompanhados por supervisores. Foi feita uma checagem de 10% dos questionários, como determina as normas para esse tipo de levantamento.
RESPONSABILIDADE TÉCNICA
Fortiori – Pesquisa, Diagnóstico e Marketing
Perfil da Amostra
66 cidades pesquisadas.
Registro: Esta pesquisa foi registrada no TRE-GO sob o número GO-00027/2014 e
no TSE sob o número BR-00047/2014. Ambos os registros foram feitos no dia 21/03/2014.