É o próprio Antônio Gomide quem apregoa aos quatro ventos que o ponto forte da sua candidatura a governador é a ligação umbilical com o projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Só que isso deixou se ser vantagem e se transformou em um problema grande: Dilma, segundo as pesquisas, vai muito mal. Na última avaliação do Ibope, divulgada quinta passada, ficou com 34% de aprovação. No mesmo dia, o Vox Populi – um instituto simpático ao PT – também publicou uma pesquisa, mostrando a presidente com menos ainda: só 32% de ótimo e bom.
Agora, veja essa: o cientista político Alberto Carlos Almeida, autor dos livros Cabeça do Brasileiro e Cabeça do Eleitor, analisou o retrospecto de 104 eleições para governador e presidente desde 1998 (em que havia um candidato tentando a reeleição) em nenhuma os governantes que tinha até 34% de aprovação se reelegeram.
De acordo com a reportagem com o cientista política, publicada neste fim de semana por O Globo , o estudo mostra que, justamente quando teve 34% ou menos de avaliações de gestão ótima ou boa antes do pleito, nenhum candidato que tentou a reeleição, desde que ela foi instituída, foi bem-sucedido. Os que tinham aprovação de 46% ou mais, ao contrário, tiveram 100% de êxito. Segundo Almeida, mesmo liderando as intenções de voto, com o seu atual patamar de aprovação, Dilma Rousseff hoje não se reelegeria.
E agora, José… quer dizer, Gomide?