Analista político, o jornalista Afonso Lopes, do Jornal Opção, faz no seu blog – Conexão – o que a repórter Fabiana Pulcineli, de O Popular, não faz na sua coluna semanal: investiga os fatos, tira conclusões e dá opiniões sobre o que pode acontecer.
Exemplo: Afonso avalia a situação do empresário Vanderlan Cardoso, que pretende ser candidato a governador pelo PSB, dá a sua opinião e faz prognósticos.
Para ele, Vanderlan “vive uma fase muito ruim, isolado e sem condições de montar uma boa coligação”. Verdade. O socialista milionário só dispõe de “um pequeno exército”, insuficiente para o objetivo que pretende alcançar, ou seja, governar Goiás. Verdade de novo.
Comentando as declarações insistentes de Vanderlan de que será candidato quaisquer que sejam as suas condições, Afonso lembra que, “historicamente, esse tipo de estratégia a qualquer preço sempre deu errado”. Novamente: verdade.
E conclui que a fragilidade de Vanderlan é tão grande que, mesmo com as declarações dele garantindo que não haverá recuo, “mudanças de rumo não estão completamente descartadas”.
O comentário de Afonso Lopes tem apenas quatro linhas. Diz, sobre política, mais que as rotineiras 60 de Fabiana Pulcineli não dizem.