A pesquisa Serpes/O Popular publicada neste domingo é categórica: o governador Marconi Perillo está ampliando a sua diferença em relação a Iris Rezende, que era de 7,9 pontos no levantamento publicado em março e agora subiu para 10,8 pontos.
Em março, Marconi tinha 34,5% e Iris 26,6% das intenções de votos. Na pesquisa deste domingo, Marconi subiu para 37,1% e Iris caiu (pouco, mas caiu) para 26,3%.
Os números são indesmentíveis e sinalizam que o velho cacique peemedebista caminha para colher a sua terceira derrota direta para Marconi (ou quarta, somando-se uma indireta). Iris perdeu em 1998 e 2010, quando disputou com Marconi. E perdeu também em 2002, quando tentou o Senado e foi derrotado por Demóstenes Torres e Lúcia Vânia (havia duas vagas disponíveis).
Na linguagem popular, isso significa que Iris transformou-se em “freguês” de Marconi, confirmando o que o grupo peemedebista ligado a Júnior Friboi dizia quando tentava alavancar a candidatura do bilionário: lançar Iris, mais uma vez, como candidato a governador pelo PMDB, seria a certeza de mais uma derrota.