Especializada em procurar defeitos, a repórter política de O Popular, Fabiana Pulcineli, finalmente admitiu, nesta segunda, que o governador Marconi Perillo está em “posição confortável” para vencer as eleições.
Nos últimos seis meses, embora Marconi tenha faturado o primeiro lugar em todas as pesquisas, Fabiana Pulcineli nunca citou esse “detalhe”, digamos assim, em seus artigos (aliás, continua sem citar). Ele sempre preferiu apostar que a rejeição do governador era um obstáculo intransponível e chegou até a sugerir que ele caminhava para a derrota em função desses índices negativos.
Mas já faz tempo que a situação mudou. Todos os números de Marconi, nas pesquisas de meses para cá, são extremamente positivos. A rejeição caiu tanto que, agora, é tecnicamente igual a de Iris. Subiu também a aprovação do Governo do Estado. Aumentou a vantagem em relação ao segundo colocado, Iris. E caiu para uma diferença pequena a única frente que o velho cacique peemedebista tem nas pesquisas, que é o índice de intenção de votos em Goiânia.
Ou seja: não não nenhum dado nas pesquisas, a respeito de Marconi, que não seja… positivo.
Dito isso, dá para imaginar a cena: sentada à frente do computador, Fabiana respira fundo. Pensa em várias hipóteses para começar a redigir a nota sobre Marconi. Procura as palavras exatas. Pensa de novo, agora em desistir do texto. Mas seria uma traição aos seus leitores: a recuperação e a disparada de Marconi nas pesquisas é um fato concreto que ela não pode negar e é obrigada a abordar, no seu artigo semanal. Não tem jeito.
A nota de poucas linhas saiu na coluna de Fabiana, na página 10 de O Popular, nesta segunda-feira. Está lá, com todas as letras: “Marconi é profissional e agora se situa em uma posição confortável”, escreveu. Pronto. É verdade e um profissional de imprensa de verdade não tem como negar, mesmo não gostando.
Edição histórica, a de O Popular, nesta segunda. Edição de colecionador. Dá para guardar. Foram poucas as linhas de Fabiana sobre Marconi, mas valeram por muitas (a jornalista cometeu o erro de situar o tema principal do seu comentário no rabo da campanha, ou seja, na situação calamitosa das campanhas de Antônio Gomide e Vanderlan Cardoso, quando, na verdade, o mote da semana seria sem dúvida a espetacular reação de Marconi, exibindo ampla vantagem em pesquisas publicadas por O Popular).
Mas.. o que importa é que Fabiana, mesmo à sua maneira, reconheceu que o governador é bom de serviço. Veja a nota na íntegra (e preste atenção no título):
DERRUBANDO OBSTÁCULOS
O governador Marconi Perillo conseguiu reduzir sua rejeição junto ao eleitorado e aumentar a aprovação do governo, dois fortes obstáculos de sua campanha. Segue para os próximos 48 dias até as eleições em situação bem mais confortável do que em julho. Melhorou pelo mérito da atuação sempre profissional e determinada e por deficiências clássicas da oposição no Estado.
[vejatambem artigos=” 39855,39856,39898,39835… “]