quarta-feira , 17 julho 2024
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Crescimento de Marconi e queda de Iris, Vanderlan e Gomide: bem que Duda Mendonça avisou que “quem bate, perde”

O Diário da Manhã, edição desta segunda-feira, publica reportagem de Helton Lenine sobre a campanha de ataques desenvolvida pela oposição contra o governador Marconi Perillo e conclui que… não funcionou.

Lenine lembra um dos profissionais de marketing político mais requisitados do Brasil, o publicitário baiano Duda Mendonça, que cunhou uma máxima que virou lei nas campanhas eleitorais: “Quem bate, perde.” Duda ficou famoso por duas campanhas bem-sucedidas de Paulo Maluf a prefeito de São Paulo, quando transformou o coração em mote do marketing malufista, e a de Lula a presidente da República, com a criação do personagem adocicado e bonachão do Lulinha paz e amor.

Duda defende a tese de que as pessoas comuns não estão interessadas nas rusgas dos políticos e tendem a votar em quem lhes passa segurança, equilíbrio e serenidade. Daí, o tom das campanhas deve ser propositivo, com ideias concretas para melhorar a vida dos cidadãos. “O marketing deve ser o da construção e não o da destruição”, pontifica o marqueteiro, que já vez campanhas em Goiás e conhece a política estadual.

Segundo o jornalista Helton Lenine, a regra de Duda Mendonça está confirmada na totalidade em Goiás. Os três candidatos de oposição a Marconi Perillo experimentaram queda depois que passaram a fustigar o tucano. Iris Rezende, Vanderlan Cardoso e Antônio Gomide perderam pontos a cada ataque, evidenciaram desespero e já não sabem mais o que fazer para reverter o quadro de vantagem do adversário comum a todos eles.

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