sexta-feira , 15 novembro 2024
GoiâniaGoiás

Procurador-chefe do MP repete invencionice de Arnaldo Jabor e fala bobabem sobre MPs de Uganda, Quênia e Indonésia

O procurador-chefe do Ministério Público Estadual, Lauro Machado, fala do que não conhece em matéria na edição deste domingo do diário O Hoje.

Lauro defende a rejeição da PEC 37 e diz que, entre os países do mundo, apenas Uganda, Quênia e Indonésia não dão aos seus respectivos MPs o poder de investigação.

Qual é, Lauro? Será que o doutor é capaz de dizer onde ouviu essa inverdade? E como é que o doutor, que ocupa uma função tão importante como a de chefe estadual do MP, sai falando algo sem conferir se tem fundamento ou não?

Doutor Lauro não sabe, mas quem inventou essa de que só Uganda, Quênia e Indonésia têm MPs que não investigam foi o excêntrico comentarista da Rede Globo, Arnaldo Jabor, em um teatral comentário no Jornal Nacional.

A verdade é bem diferente.

Para começar, dr. Lauro, o argumento é preconceituoso e parte da suposição de que países africanos (Uganda e Quênia) ou asiáticos (Indonésia) são atrasados.

Vamos começar pelo Quênia, dr. Lauro, um país pobre, mas respeitável. Lá, os promotores de fato investigam. Os problemas deles são outros: no Quênia, há uma escassez crítica de promotores e de instalações (não há sequer salas para ouvir testemunhas). Há problemas éticos graves, também, entre os promotores quenianos.

Agora, a Indonésia, doutor Lauro. Este é um país em que, infelizmente, o MP tem, sim, total poder de investigação, desde 1971. A Indonésia está precisando de uma PEC 37.

E finalmente Uganda. Caso sério, doutor procurador-chefe. Legalmente, desde 2009, o MP de lá pode fazer investigações criminais. Se há algum problema que impeça o Ministério Público de Uganda de atuar, é um problema estrutural (a situação é até melhor que a do Quênia, mas faltam recursos) e não legal.

O blog 24 Horas sugere ao doutor Lauro e aos seus colegas que façam uma pesquisa na internet e parem de ficar repetindo essa patranha do Arnaldo Jabor, que dá palpite em tudo e vive chutando bola fora (a última foi dizer que os protestos de rua, por causa de 20 centavos, eram inadmissíveis; ele chegou até a pedir desculpas depois).

E essa última, doutor vai de graça. Quer saber onde o Ministério Público não tem o poder de realizar investigações? Anota aí: Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, Finlândia e Canadá. Nessas nações, o MP só acusa e ponto final.

Países, como o doutor pode ver, entre os mais desenvolvidos do mundo.

Artigos relacionados

Goiânia

Racha no PP: Sob o comando de Alexandre do Baldy, membros da sigla gravam apoio a Mabel

Fato A briga interna sobre o apoio do PP em Goiânia parece...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...