sexta-feira , 26 abril 2024
Goiânia

Paulo Garcia não cuida do patrimônio histórico de Goiânia e é acionado pelo MP

Veja a matéria do site Rota Jurídica:

 

MP aciona Município para proteger imóveis com importância histórica de Goiânia

Escrito por Wanessa Rodrigues

Quarta, 25 Setembro 2013 10:56

A promotora de Justiça Alice de Almeida Freire está acionando o Município de Goiânia com o objetivo de que o universo de bens relevantes para a preservação da história da capital seja identificado e protegido. Desta forma, ela requer liminarmente que o município apresente, no prazo de 30 dias, a relação de imóveis com características relevantes para a preservação da memória da cidade, notadamente os detentores de características do estilo “art-decó” e providencie, no prazo de até 45 dias, o acautelamento dos referidos imóveis, sob a melhor forma dentre as legalmente previstas, conforme a Lei Orgânica Municipal.

A relação detalhada de imóveis particulares passíveis de proteção deve ser apresentada e iniciada a adoção de medidas de preservação e conservação imediatamente, sob pena de multa diária. Dentre essas medidas, a promotora destaca a necessidade de concretizar a criação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Goiânia e ainda do Serviço de Proteção ao Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Arquitetônico Municipal.

Requer também, no prazo de dez dias, a atual composição desses órgãos, bem como um relatório sobre as condições de preservação dos imóveis públicos e tombados em Goiânia e um relatório das medidas adotadas para a proteção do patrimônio histórico cultural da cidade, nos últimos dois anos. Foi pedida ainda a relação de imóveis públicos e particulares de importância histórica identificados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semdus) e quais deles já foram efetivamente protegidos por quaisquer das formas legalmente previstas.

No mérito, requer, comprovada a não existência ou atuação insatisfatória do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Goiânia e do Serviço de Proteção ao Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Arquitetônico Municipal, a condenação do Município em criá-los e equipá-los. (Fonte: MP-GO)

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...