sexta-feira , 15 novembro 2024
Goiás

Chamar Lula de “canalha” foi desabafo e movimento muito bem calculado de Marconi

Ao chamar o ex-presidente Lula de “canalha”, em discurso previsivelmente destinado a grande repercussão na convenção nacional do PSDB, o governador Marconi Perillo executou um movimento calculado.

Marconi suportou calado, por anos, as retaliações irresponsáveis de Lula, inclusive em visitas ao Estado de Goiás, quando o petista tentou sem resultado interferir no resultado das eleições e derrotar o tucano.

Fora a ação direta de Lula, ainda foi despejada sobre Marconi uma ofensiva em que atuaram parlamentares do PT e órgãos de comunicação, como a Carta Capital, ligados ao esgoto do partido.

Tudo porque Marconi disse, de público, em 2005, que alertou o presidente Lula sobre a existência do mensalão – que o ex-presidente sempre disse desconhecer. Marconi é a prova de que Lula sabia, sim.

Mas agora as coisas mudaram. Lula enfraqueceu, envolveu-se em escândalos pessoais como o amiga íntima Rose, está sendo investigado pelos procuradores federais e, depois do paroxismo da CPI do Cachoeira, nada mais pode de importante contra Marconi, a não ser um ou outro ataque sem sentido, como a matéria sobre supostas grampos da revista Carta Capital.

Mais: Marconi estabeleceu laços sólidos com o Governo Federal e não está sendo atrapalhado pela presidente Dilma Rousseff, pelo contrário, está é recebendo muita e irreversível ajuda – mesmo com Lula contra.

Lula é Lula. Dilma é Dilma. À presidente,o governador sempre dedica elogios e agradecimentos. Sistematicamente.

Politicamente, Lula também perdeu muito da força. Não tem condições de atropelar Dilma para ser o candidato em 2014. E Dilma não está disposta nem um pouco a ceder a candidatura.

O momento, portanto, era esse. O palco, nacional: a convenção do PSDB. E a martelada, pesada: “canalha”. E o alvo, Lula: enfraquecido.

Marconi acertou na mosca.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...