sexta-feira , 15 novembro 2024
GoiásImprensa

Frase do mês: “Lula é um canalha”, segundo o blogueiro Ricardo Setti, da Veja

Ricardo Setti, veterano jornalista e blogueiro do portal da revista Veja, um dos mais acessados do país, considerou a frase do governador Marconi Perillo, em discurso na convenção nacional do PMDB, chamando o ex-presidente Lula de “canalha”, como a frase mais importante do mês – no Brasil.

Setti testemunha que Marconi deu declarações públicas, em 2005, revelando que havia avisado o ex-presidente Lula, durante uma visita a Goiás, que funcionava no Congresso Nacional um esquema de compra de deputados, mais tarde apelidado de mensalão.

 

Leia o comentário de Ricardo Setti:
Frase do mês — do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), sobre Lula: “Nunca foi tão difícil ser oposição ao maior canalha deste país. Eu sei o que é enfrentar esse poderio”

Ricardo Setti

 

Não consigo identificar nenhuma outra frase de político no mês que seja tão direta e contundente — e, no final das contas, tão reveladora e importante — como a do governador de Goiás, Marconi Perillo, durante fala na convenção do PSDB que escolheu o senador Aécio Neves (PSDB) como presidente do partido, no sábado, em Brasília, referindo-se claramente à advertência que fez a Lula, então presidento da República, sobre a existência de um esquema de compra de votos para apoiar o lulalato na Câmara dos Deputados:

– Nunca foi tão difícil ser oposição ao maior canalha deste país. Eu sei o que é enfrentar esse poderio. Um dia eu alertei esse canalha que no governo dele havia mesada para comprar deputados e, desde então, fui escolhido ao lado de José Agripino, Arthur Virgílio e Tasso Jereissati [à época, respectivamente, senadores oposicionistas do DEM-RN, PSDB-AM e PSDB-CE] como os seus adversários maiores.“

A advertência de Perillo a Lula se deu no começo de 2005 (o escândalou estourou em agosto do mesmo ano), e o então presidento não deu qualquer sinal de que fosse tomar providências.

Advertiu-o, também, do esquema que resultaria no escândalo do mensalão e na condenação de figurões do PT à cadeia pelo Supremo Tribunal Federal o à época deputado Roberto Jefferson (RJ), presidente do PTB.

 

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...