sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

“Paralisia de Caiado contrasta com dinamismo dos primeiros meses da era Marconi”, compara Jânio Darrot

Os primeiros oito meses do mandato do governador Ronaldo Caiado (DEM) confirmam o abismo político e administrativo que o separam de seu antecessor, Marconi Perillo (PSDB), afirma o presidente estadual do PSDB, o prefeito de Trindade Jânio Darrot. “Goiás vive paralisia e apatia sem precedentes. Com esse mesmo tempo de gestão, em 1999, Marconi já havia implantado as ações e obras que marcam a história da gestão estadual até os dias atuais”, diz Jânio.

O presidente do PSDB estadual afirma que a comparação entre os primeiros oito meses de governo de Marconi e Caiado se impõe em função dessa dicotomia. “Marconi assumiu o governo com uma mensagem de esperança. Uniu servidores, trabalhadores e empreendedores em torno de uma agenda comum, de crescimento econômico e social”, disse. “O otimismo prevaleceu mesmo diante de um quadro muito difícil e adverso, com três das 13 folhas salariais atrasadas, por exemplo.”

Caiado, afirma Jânio, fez exatamente o inverso. “O atual governador repete diariamente o mantra do caos. Diminuiu a auto-estima dos goianos o tempo inteiro. Divide o nosso povo, espalha o ódio e o pessimismo”, afirma. “Caiado assume numa situação fiscal razoável, para dizer o mínimo. Mesmo assim, se recusa até mesmo a quitar a parte da folha de dezembro que competia e ele honrar. E, desde que assumiu, optou intencionalmente pelo falso discurso da terra arrasada”.

O prefeito de Trindade disse que os meses que se seguiram à vitória de Marconi, em 1998, foram marcados por manifestações de interesse pela economia de Goiás. “Os investidores nacionais voltaram seus olhos para nosso Estado. A vitória do Marconi, um jovem arrojado, voltou as atenções do país para cá. O governador percebeu esse potencial e trabalhou para criar os incentivos necessários para atrair novos negócios. Desde então, geramos R$ 1 milhão de empregos”, relembra.

Com Caiado a situação se inverte, diz o prefeito, que também é empresário. O atual governador, com seu discurso de que Goiás afundou, afugenta os investimentos e afasta o interesse do país e do mundo pelo nosso Estado. Afinal, se o governador afirma que estamos à deriva, como esperar que os investimentos apareçam?”, questiona Jânio Darrot. “Estamos em meio a um círculo vicioso de pessimismo, que acabará, de fato, nos jogando no abismo”, afirma ele.

Jânio também compara os movimentos administrativos do início das duas gestões. O que Caiado fez até agora? Quais obras lançou? Quais programas novos apresentou para a população? Que ações ou iniciativas importantes ele conseguiu aperfeiçoar ou ampliar? A resposta é simples e curta: não há novidade, não há sequer uma agenda ou propostas sobre a direção a ser tomada”, afirma. “A desproporção é assustadora”, diz.

O presidente do PSDB lembra que, em agosto de 1999, oito meses após assumir o mandato, Marconi “já havia colocado a folha salarial em dia, já havia apresentado os programas Renda Cidadã, Bolsa Universitária, Cheque Moradia, a criação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), as medidas de valorização dos professores, as parcerias com as prefeituras e obras importantes nas estradas já estavam em andamento”.

Jânio lembra que o movimento administrativo se dava em todas as áreas. “No saneamento, por exemplo, já estavam em pleno andamento os estudos para ampliação das redes de água e esgoto. Nos anos seguintes, Goiás teve o maior volume de obras de saneamento de sua história. Marconi concebe a barragem do João Leite, que está pronta e cheia, nesse período”, relembra o presidente estadual do PSDB goiano.

Ao citar os primeiros oito meses de Caiado, Jânio afirma que a situação é oposta. “A Agetop está parada e as obras de manutenção das rodovias estão abandonadas. Os programas sociais estão suspensos e não há qualquer informação sobre quando e se serão retomados. Na Saneago, o único tema é a privatização. Na Celg Geração e Transmissão, mesma coisa. Na habitação, as casas entregues foram construídas no governo passado”, afirma. “Estamos diante de uma paralisia administrativa sem precedentes”, diz.

O presidente do PSDB afirma que o Estado precisa romper urgentemente com a paralisia. “Há um movimento no país de retomada da confiança, em todos os Estados. Os governadores estão trabalhando para, segundo cada realidade local, criar as condições para uma nova fase de crescimento. O Congresso Nacional está promovendo uma agenda de reformas. O governo Caiado precisa acordar para essa realidade.