sexta-feira , 26 abril 2024
Goiânia

Dono da Farmácia Artesanal critica Paulo Garcia por demolição de casa da rua 20

Farmacêutico e presidente do Grupo Artesanal, o empresário Evandro Tokarski fez duras críticas ao prefeito Paulo Garcia (PT) pela decisão de demolir a casa histórica da rua 20, no centro de Goiânia.

Em artigo publicado na edição de sábado de O Popular, Evandro disse que leu “perplexo” a notícia da demolição.

Ele lembra que restaurou um prédio arte déco na rua 4 e pergunta onde está o Ministério Público.

Para ele, a derrubada da casa fere o Plano Diretor.

Veja a íntegra do artigo:

 

Demolição da casa da Rua 20


Li, perplexo – como acredito que, também, a comunidade goiana –, na página 9 do jornal O POPULAR, do dia 28 de junho, a notícia de demolição de uma casa histórica da Rua 20, no Centro de Goiânia. Segundo nos informou a matéria, trata-se de um dos imóveis mais antigos do Centro da capital, que este ano, coincidentemente, comemora 80 anos.

O que causa mais estranheza é que a demolição foi feita contrariando um parecer do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O argumento usado pelo poder público para cometer tal barbárie ao nosso patrimônio beira o ridículo: o local estava abandonado, servia para abrigar drogados e prostituídos.

Obedecendo uma lógica torta, demole-se um bem que é um patrimônio histórico de nossa cidade, colocando por terra – literalmente – um pedaço de nossa história, de nossa cultura, de nossa memória. Neste caso, a atitude mais sensata seria tombar o imóvel, transformá-lo em um centro cultural ou em algo semelhante, para, assim, ser compartilhado por toda a comunidade.

É lamentável que o poder público, que deveria zelar por um bem histórico dessa importância, tome uma atitude que não se coaduna com os cuidados que se deve ter com o nosso patrimônio. A demolição ocorre contrariando o Plano diretor de Goiânia, uma vez que o imóvel está situado na zona especial de interesse histórico. Onde estava o Ministério Público, que cuida dos interesses da sociedade?

Este fato, que provoca indignação num momento tão especial da história do Brasil, deve servir de lição a todos nós. Não devemos apenas falar aos quatro ventos sobre o absurdo que foi essa ação do poder público municipal. Temos de diminuir a distância entre intenção e ação, para que possamos fazer a diferença na sociedade que pretendemos mudar. Por isso, acredito no engajamento das pessoas em causas justas.

A união das pessoas em torno dessas causas é que vai produzir as mudanças de que a sociedade precisa. Estamos redescobrindo a nossa cidadania, os nossos direitos, independente daqueles que nos dizem representar. Aliás, o que as ruas estão dizendo é isso: chega, basta, não queremos mais saber de demagogia, de promessas vãs, de discursos de palanque, de mordomias, de corrupção, de achaques, de jeitinhos, de espertezas, de embromações.

Enquanto cidadão, farmacêutico e empresário comprometido com esta capital que vi crescer (não nasci aqui, mas tive a honra de receber o título de cidadão da cidade), contribuí um pouco para sua memória. Restaurei um prédio Art Déco, na Rua 4 com a Rua 7 no Centro como fora construído 1945, onde funciona uma das unidades da Farmácia Artesanal. Foi um presente para Goiânia e para os goianos. Oxalá que outros fizessem a mesma coisa. Nossa memória não seria vilipendiada.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...