quarta-feira , 1 maio 2024
Sem categoria

Ações da XP caem 13% após investigação sobre fraude de advogados nos EUA

As ações da XP Inc. caíram 13,34%, após as demonstrações financeiras da empresa serem questionadas pela consultoria de investimentos The Winkler Group. Os escritórios de advocacia Block & Leviton e The Rosen Law Firm anunciaram que estão investigando o caso. Com a recente queda, as ações da XP acumulam perdas de 22,8% em 2020 e, nesta sexta-feira (6), encerraram no menor valor da história, em 30,99 dólares.

Segundo as acusações, há discrepâncias significativas entre as auditorias internas da XP e as demonstrações financeiras do apresentadas no prospecto da oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Os questionamentos foram feitos nesta sexta-feira, quase três meses após a corretora abrir capital na bolsa americana Nasdaq. O IPO movimentou 2,5 bilhões de dólares.

Pelo relatório do The Winkler Group, há comunicados da XP conflitantes que apontam para uma diferença de 44 milhões de reais entre os ativos da corretora. Além disso, uma auditoria interna teria apontado para uma discrepância de 38 milhões de reais na receita anual em comparação com o resultado divulgado no ano seguinte.

Os escritórios de advocacia também citam que o documento divulgado pelo The Winkler Group alega que a XP demitiu seu auditor depois que ele encontrou deficiências materiais em seus relatórios financeiros.