sexta-feira , 29 março 2024
Goiânia

Comando da PM acaba com gabinete militar na Câmara e põe Caiado em crise com vereadores

Na sexta-feira (24), o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Renato Brum, desativou o Gabinete Militar da Câmara Municipal de Goiânia e transferiu todos os policiais que lá trabalhavam. A justificativa apresentada seria de reestruturação de unidades na corporação. No entanto, o blog apurou que a medida é uma retaliação às palavras ofensivas do vereador Clécio Alves (MDB) contra a PM. Coronel Brum não teria consultado o governador Ronaldo Caiado para tomar a decisão, o que vem gerando um desgaste entre eles.

A crise acabou praticamente todos os vereadores do mesmo lado. Base e oposição exigem de Caiado a volta da Polícia Militar à Câmara e isso tem provocado enorme desgaste político ao governador. Caiado tem evitado se reunir com os vereadores e sabe que a situação é delicada. Só no mês de abril, a Câmara Municipal doou mais de R$ 10 milhões ao Executivo para o combate ao coronavírus e o governador sabe que a parceria pode ser abalada.

Na próxima semana, está prevista a volta das sessões ordinárias na Câmara de Goiânia e vários vereadores prometem usar a tribuna para cobrar um posicionamento de Ronaldo Caiado. E não deve parar por aí. Outras retaliações devem acontecer. O blog segue acompanhando essa situação.

Entenda o caso

Durante a última sessão na Câmara Municipal de Goiânia o clima esquentou. O presidente da Casa, Romário Policarpo (Patriota), determinou que o plenário fosse esvaziado. A Polícia Militar entrou em ação e na tentativa de retirar o filho do vereador Clécio Alves (MDB) foi duramente criticada pelo parlamentar, “Ô Polícia, volta ele, agora! Prender meu filho aí? Você está ficando é doido! Eu sou vice-presidente dessa Casa, tenho cinco mandatos de vereador. Quando fui presidente aqui, eu mandei a Polícia de volta para o quartel. A Câmara não precisa de Polícia! Agora se metesse a algema no meu filho, eu ia apanhar igual cachorro, mas ia ter que bater em mim também”, e ainda ameaça os policiais, “depois aguenta as consequências”.

Os vereadores Cabo Senna (Patriota) e Sargento Novandir (Podemos) vieram em defesa dos colegas de farda e exigiram respeito, afirmando que a determinação do presidente da Casa havia sido cumprida e só no momento da retirada do filho (Luan) do vereador Clécio Alves é que foi informado que o Luan poderia permanecer no plenário. Os vereadores Militares pediram para que o emedebista se retratasse. Porém, ao contrário disso, Clécio fez graves acusações contra os Policiais, “querer dizer que foi tirar meu filho ali de forma educada, torcendo o braço dele pra trás que daqui eu vi, dois policiais, até quase rasgaram o paletó do rapaz. Não aceito e meu filho não é bandido”.

O vereador Anselmo Pereira (MDB), decano da Casa, ficou contra o colega de partido e também veio em defesa dos militares. No entanto, Clécio Alves estava irredutível, e ainda emendou, “quando fui presidente eu devolvi tudo que era polícia daqui.” As ameaças foram concretizada e os PMs foram transferidos.

Depois dessa fala, houve uma calorosa discussão, entre Clécio Alves e Cabo Senna em que o militar exigiu que as imagens das câmeras de segurança fossem disponibilizadas para provar que o Clécio Alves mentiu ao acusar os policiais de agressão. Alguns vereadores que estavam próximos e acompanharam o acontecido, afirmaram que em nenhum momento houve agressão e que os policiais foram bastante educados. Luan também teria dito antes de deixar o plenário que não havia sido agredido.

Documento que mostra o fim do gabinete militar

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...