sexta-feira , 26 abril 2024
Notícias

Projeto de Coronel Adailton prevê adaptação de terminais de autoatendimento para deficientes visuais e auditivos

O deputado estadual Coronel Adailton (Progressistas) apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 3871/20, que prevê que empresas façam a adaptação de terminais e equipamentos de autoatendimento com softwares inteligentes com sistema de voz e teclas em braile que atendam exigências da a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo o parlamentar, o objetivo é garantir maior acesso à informação e compreensão para deficientes visuais e auditivos.

Segundo o projeto do deputado, consideram-se barreiras tecnológicas todos os obstáculos que dificultem ou impeçam o amplo e efetivo acesso da pessoa com deficiência aos sistemas e equipamentos. “Barreira tecnológica é qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça o acesso, a fruição e o exercício dos direitos à acessibilidade comunicacional ou acesso à informação com garantia de compreensão e segurança”, justifica Coronel Adailton.

“A inclusão social vai além de pensar em rampas de acesso e vagas exclusivas em estacionamentos, por exemplo. É preciso pensar em soluções que vão além para garantir mais qualidade de vida para os deficientes visuais e auditivos em todas as situações cotidianas e a barreira tecnológica ainda é um grande obstáculo neste processo de inclusão social”, destacou o deputado.

O texto prevê que os novos terminais de autoatendimento deverão ser adaptados em no máximo 90 dias, depois da entrada em vigor da Lei. O descumprimento da determinação implicará em sanções previstas nos artigos 56 e 57, da Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, do Código de Defesa do Consumidor.

Artigos relacionados

Notícias

Assassinato no interior de Goiás; Atleta é morto a tiros em Mambaí

Fato Um crime chocou a pacata cidade de Mambaí na noite da...

Notícias

Goiás violento: homem mata e carboniza corpo de desafeto após briga por causa de droga

Fato Um homem matou e carbonizou o corpo de um desafeto após...

Notícias

Homem morre após empilhadeira tombar sobre ele na Ceasa, em Goiânia

Fato Um homem, de 27 anos, morreu após uma empilhadeira tombar sobre...

Notícias

Observatório do CNJ e do CNMP vão acompanhar o caso Escobar. Família espera por prisão de Jorge Caiado

Fato • O assassinato de Fábio Escobar, ex-coordenador da campanha eleitoral de...