segunda-feira , 29 abril 2024
Sem categoria

Apoiadores de Maguito condenam jogo sujo contra o candidato na reta final

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conclui a assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais que serão usados nas eleições de outubro (José Cruz/Agência Brasil)

Coordenadores e apoiadores da campanha de Maguito Vilela à Prefeitura de Goiânia, pela coligação Pra Goiânia Seguir em Frente, lamentaram que adversário tenha lançado mão de artifícios baixos para denegrir a imagem do candidato e induzir o eleitor a erro na véspera da votação. Neste sábado, a Justiça determinou busca e apreensão de material gráfico ilegal que associa falsamente a imagem do candidato a prefeito de Goiânia pelo MDB, Maguito Vilela, ao ex-governador Marconi Perillo (PSDB). Para aliados, o movimento traduz o desespero de quem não tem proposta viável para Goiânia e viu Maguito Vilela crescer nas intenções de voto e sustentar amplo favoritismo.

O coordenador-geral da campanha, Agenor Mariano, condenou o ataque e disse que é lamentável que adversário rebaixe o nível para atingir o trabalho honrado que a coligação Pra Goiânia Seguir em Frente realizou. “Quando a gente chega no final de campanha o caráter das pessoas começa a se aflorar”, afirmou. “Percebemos que esse tipo de folheto apócrifo vem para tentar tirar o brilho da campanha de Maguito. Quem faz isso é o tipo de candidato que busca enganar o eleitor e, se engana nas pequenas coisas, também é capaz de enganar em todos os aspectos”, emendou Agenor, ao lembrar que os eleitores sabem do compromisso que Maguito tem com Goiânia.

Para o vereador Andrey Azeredo, também coordenador da campanha, este episódio revela a ganância pelo poder e a indiferença do adversário com os eleitores. “Querem vencer apenas para ter a satisfação de ter o poder”, afirma. Andrey ressalta que “em qualquer canto de Goiânia, todos sabem que Iris e Maguito são companheiros leais há mais de 40 anos” e que “uma propaganda desse baixo nível na reta final do primeiro turno só mostra o mau-caratismo e o desespero de adversário”.

O secretário de Governo de Iris Rezende, Paulo Ortegal, foi mais categórico e afirmou que “isto não faz parte da democracia e não tem o apoio da população”. Segundo Ortegal, a candidatura de Maguito Vilela significa o resgate e continuidade de um projeto que está dando certo. “Existe o legado de Iris Rezende e eu tenho certeza que com a vitória de Maguito nós vamos dar continuidade a este trabalho”, garantiu.

Candidato a vice-prefeito, Rogério Cruz reforçou o que tem afirmado nos últimos dias, de que a campanha não vai entrar neste tipo de embate e que o objetivo é continuar a campanha transparente e centrada na discussão de propostas para Goiânia. “Nosso compromisso é apresentar um projeto que melhore a vida das pessoas e traga mais desenvolvimento para a cidade. Ataques não vão nos desviar do nosso propósito, que é construir uma Goiânia cada dia melhor para a nossa população”, afirmou.

Busca e apreensão

A Justiça Eleitoral atendeu ao pedido da coligação Pra Goiânia Seguir em Frente e determinou busca e apreensão de material gráfico ilegal que associa falsamente a imagem do candidato a prefeito de Goiânia pelo MDB, Maguito Vilela, ao ex-governador Marconi Perillo (PSDB). Na decisão, o juiz Jesseir Coelho de Alcântara ordena diligência nos locais de votação da região Noroeste da capital para a retenção do material, bem como o recolhimento em outros locais com o apoio de forças policiais.

O magistrado também entendeu “tratar-se de material suspeito, não tendo origem conhecida ou trazendo identificação ou autenticidade”. Na decisão, anotou que é papel da Justiça “garantir a isonomia do processo eleitoral e a livre e esclarecida formação da vontade popular quanto ao exercício do voto”.