13 dos 35 vereadores eleitos em Goiânia no último dia 15, podem não ser diplomados e consequentemente sem direito de exercer o mandato. O motivo de tantas possíveis mudanças de cadeiras é por conta do provável não cumprimento da cota mínima de 30% por gênero.
Desta forma, haveria mudanças no quociente eleitoral, alterando o cálculo necessário para eleger vereador. Boa parte do não atendimento à regra eleitoral se deve à desistência de mulheres no processo eleitoral.
Equipes jurídicas dos partidos trabalham para justificar item por item. Embora tenham cumprido o mínimo de 30%, a desistência causou mudança no percentual, ficando abaixo do que determina a lei. Alguns casos legendas confirmaram que houve desistências, mas depois do deferimento do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP). O prazo para julgamento dos registros terminou em 26 de outubro.
SITUAÇÃO DE CADA PARTIDO
Cidadania
Candidatos: 46
Mulheres: 12
Número necessário: 13
*Partido elegeu Marlon Teixeira e Nilda Madureira renunciou à candidatura.
Avante
Candidatos: 12
Mulheres: 11
Número necessário: 12
*Partido elegeu Geverson Abel e Thialu Guiotti. A candidata Rosenilde Costa dos Santos Fonseca teve registro indeferido por ausência de requisito de registro. Jaqueline Costa renunciou à candidatura.
PL
Candidatos:42
Mulheres:12
Número necessário: 13
*Partido elegeu Willian Veloso. Chris Cidião e Soraya Oliveira renunciaram à candidatura.
PSC
Candidatos: 41
Mulheres: 12
Número necessário: 13
*Partido elegeu Leia Klébia.
PTB Candidatos: 40
Mulheres: 11
Número necessário: 12
*Partido elegeu Léo José A candidata Marina Gonçalves Correia (PTB) foi indeferida por não ter apresentado documentos de comprovação de escolaridade.
PTC
Candidatos: 35
Mulheres:10
Número necessário: 11
*Partido elegeu Paulo Henrique da Farmácia. A candidata Maria Felix (PTC) foi indeferida por ausência de requisito de candidatura.
PRTB Candidatos: 50
Mulheres: 13
Número necessário: 15
*Partido elegeu Bruno Diniz e Santana Gomes. A candidata Sônia Mairma de Souza Dutra teve registro indeferido por ausência de requisito de candidatura. O partido recorreu e houve indeferimento com recurso.
PDT
Candidatos: 49
Mulheres: 14
Número necessário: 15
*Partido elegeu Juarez Lopes.
PMB
Candidatos: 39
Mulheres: 11
Número necessário: 12
*Partido elegeu: Edgar Duarte e Pastor Wilson. A candidata Vanja dos Santos (PMB), teve a candidatura indeferida, por não ter feito a prestação de contas na eleição de 2014. Ela foi para a urna sub judice. Marta de Jesus renunciou à candidatura.
PSB Candidatos 33
Mulheres:9
Número necessário: 10
*Partido elegeu Pedro Azulão Júnior A direção do partido alegou que a proporção final não ficou adequada, pois o TRE manteve por um equívoco a candidatura de um homem. O partido informou que havia feito o pedido da retirada. Cristiany Beatriz renunciou à candidatura.