quinta-feira , 9 maio 2024
Sem categoria

Luiza Trajano debate com empresários goianos aceleração da vacinação contra covid-19

A empresária Luiza Helena Trajano, conhecida pela rede de lojas de varejo Magazine Luiza, está à frente do Unidos pela Vacina, e se reunirá com empresários que fazem parte do movimento, incluindo seus líderes em Goiás, nesta quinta-feira (11) às 14h. O ptresidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Sandro Mabel, será um dos debatedores.

O encontro será transmitido pelo YouTube. Lançado em São Paulo em fevereiro deste ano, o movimento tem como objetivo mobilizar a população para contribuir, de diferentes formas, para que todos os brasileiros sejam vacinados até setembro de 2021.

Tendo à frente Luiza Helena Trajano, pelo Grupo Mulheres do Brasil, que possui 80 mil voluntárias, a capilaridade das ações se estende por todo o País. Participam ainda o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogaria (Abrafarma), Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e outras empresas, associações e entidades representativas.

Segundo Luiza Helena, a ideia de criar o Unidos pela Vacina surgiu no ano passado com a campanha de conscientização Vacina para Todos, liderada pelo Grupo Mulheres do Brasil. “A partir daí tentamos entender como poderíamos ajudar de forma mais incisiva. Foi quando o movimento passou por uma transformação. Trouxemos mais parceiros, empresários e executivos de diferentes setores e organizações não governamentais e surgiu o “Unidos pela Vacina”, explica a empresária.

O movimento, apartidário, pretende contribuir em diversas frentes de trabalho que farão interfaces com o governo federal, com os Estados, secretarias de saúde, municípios e meios de comunicação. O objetivo é que não haja entraves para que a vacina chegue o mais rápido possível a todos os municípios brasileiros, sem exceção. Com uma agenda detalhada e ações distribuídas, empresários, representantes de entidades, líderes de comunidades e do Grupo Mulheres do Brasil estão trabalhando de forma coordenada e engajada. Marcelo Silva, Presidente do IDV, está à frente de um grupo que faz interlocuções com representantes da Casa Civil, Ministério da Saúde e suas secretarias.

À frente do Movimento Unidos pela Vacina em Goiás estão as líderes do Grupo Mulheres do Brasil/Núcleo Goiânia, Elaine Maria Moura, Helena Ribeiro e Sandra Méndez. E como empresário líder, Fernando Maia, do Grupo Saga. Neste momento, trabalham em busca de adesão de entidades e empresas ao movimento, bem como na pesquisa aos 246 municípios goianos, por meio de prefeituras e secretarias municipais de saúde, para que respondam à pesquisa dos gargalos e entraves em cada município. A participação de Luiza Helena no encontro tem o objetivo de levar conhecimento a mais pessoas, empresas e entidades, para que se engajem no objetivo único de vacinar toda a população brasileira até setembro, de modo que não tenhamos mais milhares de vidas ceifadas diariamente e tenha fim o abalo econômico e social. O link para o evento também está disponível na bio do Instagram @grupomulheresdobrasil.

Há um subgrupo atuando em interfaces com os Estados e outro focado em municípios e secretarias de Saúde municipais, mapeando os pontos de atenção, onde o movimento deverá agir nas soluções de entraves. Um terceiro subgrupo tem foco na cadeia produtiva, que inclui insumos, a vacina propriamente dita, armazenamento, logística e processo de vacinação é liderado por Walter Schaika, CEO da Suzano e Paulo Kakinoff, presidente da Gol, e conta com a participação de diversos empresários, entre eles Pablo de Si, Presidente da VW; Tito Martins, da Nexa; Romeu Domingues, presidente do Conselho da Desa, João Carlos Braga, presidente da Whirlpool; Cristina Potomati, Co-Presidente da Lukscolos e Gustavo Estrella, presidente da CPFL.

Transversal a esses subgrupos há uma frente de comunicação liderada por Eduardo Sirotsky Melzer, fundador da EB Capitais, tendo como estrategistas Nizan Guanaes e Márcio Santoro, da agência África, e apoio de empresas como Natura e Energisa, entre outras, por meio de seus presidentes e times. “Vamos trabalhar junto com o Sistema SUS para que nenhum entrave, de qualquer natureza, impeça que as vacinas cheguem a qualquer ponto do País, seja nos grandes centros, seja no interior mais remoto. Nas comunidades ou populações ribeirinhas. Vamos, juntos, cumprir essa meta de ter a vacina para todos os brasileiros até setembro deste ano”, diz Helena Trajano.