terça-feira , 30 abril 2024
Sem categoria

Variante P1 de Manaus é detectada em Águas Lindas, no Entorno do DF

A variante P1 do coronavírus, chamada de variante de Manaus (AM), foi detectada nesta semana  em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, nesta semana. A paciente não tem histórico recente de viagens pelo país e morreu em um hospital do DF, segundo a secretaria estadual de Saúde (SES).

A superintendente de Vigilância em Saúde do estado (SES), Flúvia Amorim, informou que essa linhagem já havia sido identificada em pacientes de Goiânia e Anápolis. Com essa cepa sendo encontrada em outra região, Amorim diz que fica confirmada a transmissão comunitária em Goiás e pode ser a explicação para os altos números de internações no estado nas últimas semanas.

“Foi confirmado agora que essa linhagem de Manaus está em transmissão comunitária em Goiás. Os resultados vieram do Lacen DF. É preciso redobrar os cuidados pois estamos no pior momento da pandemia”, destacou Amorim.

Na segunda quinzena de fevereiro, essa variante foi achada em Goiás, mas apenas nas amostras dos pacientes que vieram de Manaus para serem tratados em hospitais goianos.

Segundo Amorim, a linhagem de Manaus está entre as mais preocupantes para o governo por causa da alta taxa de transmissão entre os moradores. Essa mutação do vírus, segundo a superintendente, tem capacidade maior de se replicar no organismo humano, elevando a carga viral no corpo contaminado. (Com informações do G1 Goiás)