quinta-feira , 18 julho 2024
Sem categoria

Cremego recomenda suspensão imediata de cirurgias eletivas na região metropolitana de Goiânia

(Matéria do Jornal Opção)

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) recomendou, através de documento assinado na manhã desta sexta-feira, 19, a todos os médicos e instituições de saúde dos municípios da região metropolitana de Goiânia o cancelamento imediato das cirurgias e procedimentos invasivos eletivos.

No texto, assinado pelo presidente da Cremego, Dr. Paulo Roberto da Cunha, foi considerado o recrudescimento da pandemia da Covid-19 no Estado de Goiás, bem como o surgimento de novas variantes do SARS-CoV-2 com maior transmissibilidade e acarretando o aumento significativo de internações hospitalares e óbitos.

Além disso, também foi colocada a necessidade de conter a disseminação da doença, a superlotação dos estabelecimentos de saúde e iminente ausência de insumos médico-hospitalares imprescindíveis ao tratamento da doença.

Diante desses e outros apontamentos feitos pelo Conselho, o presidente recomentou, então, o cancelamento imediato das cirurgias e procedimentos invasivos eletivos em pacientes com doença benigna, exceto cirurgias cardíacas e aqueles cuja suspensão possa gerar risco a curto prazo para a saúde do paciente.

Em outro trecho, também foi recomendado o cancelamento de tais procedimentos em pacientes com fatores de risco para o agravamento da Covid-19, ou seja, pessoas com idade superior a 50 anos, hipertensos, diabéticos, cardiopatas, neuropatas, renais crônicos e tabagistas.